segunda-feira, 26 de abril de 2010

Gestos que significam palavras


Para eles a comunicação através de símbolos é o principal meio de expressarem o que pensam. São as pessoas com deficiência auditiva, que aprendem e ensinam através da linguagem de sinais. O projeto Turminha do Futuro deste ano, tem a participação de quatro crianças da escola São Cristovão que não ouvem, mas aprendem muito com as aulas vivas, tudo com a ajuda de uma professora bilíngüe, de português e língua de sinais.

Uma das alunas com problemas auditivos, Évillin Domingos Vieira, explicou com gestos, tudo o que aprendeu com a aula viva. “Aprendi sobre os negros, espanhóis e italianos. Gostei de ver como eles faziam as casas. Aprendi que os primeiros imigrantes a chegarem em Criciúma foram os italianos”, afirmou na linguagem de sinais. Para a professora bilíngüe, Anivaldi da Soller de Freitas, as viagens fortalecem o conteúdo trabalhado em sala de aula porque as crianças que tem deficiência auditiva apresentam dificuldades no aprendizado e com apoio visual elas compreendem melhor. “Todas as aulas dessas crianças deveriam ser assim: teoria aliada com prática”, enfatizou.

Várias pessoas que encontram a Turminha do Futuro durante as viagens de estudo na Praça Nereu Ramos, principalmente, acompanham a aula. Foi o que fez Márcia Moro, também deficiente auditiva, que viu a professora bilíngüe dando aulas e se interessou pelo projeto que inclui crianças que, assim como ela, não podem ouvir. Eloisa de Freitas Frasseto, moradora de Urussanga, também acompanhou a aula na Praça. “É um projeto maravilhoso, um modo de guardar e manter viva a memória da cidade na mente dos pequenos”, afirmou.

Para as pessoas com deficiência auditiva, tudo o que é novo é “batizado” com algum símbolo. Assim quando conhecem alguém, por exemplo, criam um gesto que sempre caracterizará aquela única pessoa. É como se fosse um novo nome em linguagem de sinais. Uma característica dos deficientes auditivos, contudo, é marcante: quando buscam um gesto para caracterizar algo ou alguém, eles percebem a principal característica física, seja o cabelo comprido, seja um brinco grande, seja uma unha pintada. Apresentam, portanto, uma percepção bastante aguçada.

O Turminha do Futuro é um projeto de responsabilidade social das empresas de transporte coletivo de Criciúma – Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL. Nesta primeira unidade, as crianças conhecem os aspectos históricos do município de Criciúma, como as histórias dos primeiros imigrantes que chegaram por aqui.


Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
3437-7267

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Turminha do Futuro se inspira nos índios carijós

O reinicio do Projeto Turminha do Futuro na manhã desta segunda-feira (19 de abril) inspirou-se na data comemorativa de hoje, o Dia do Índio.
“Hoje, nós somos os índios carijós, os primeiros habitantes de Criciúma”, disse a autora do Projeto, Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer, aos 24 alunos da terceira série da Escola Humberto de Campos.
A aula viva do Projeto iniciou na Praça Nereu Ramos, exatamente, explicando aos estudantes que quando os italianos aqui chegaram os índios carijós já habitam nossa cidade. Dos italianos, aos negros, espanhóis, árabes, poloneses, portugueses e alemães marcaram as etnias colonizadoras de Criciúma e fazem parte da primeira unidade do Projeto.
“Aprendi que os espanhóis vieram para trabalhar nas minas de carvão. Aprender vendo é mais divertido”, conta o pequeno João Gabriel Cardoso.
Em seu quarto ano atividade, o Projeto Turminha do Futuro das empresas de transporte coletivo de Criciúma tem muito a comemorar. Foram contempladas 100% das escolas da rede particular, 90% da rede estadual e 79% da rede municipal, sendo atendidos 2500 alunos. Neste ano serão atendidas 21 escolas e um total de 620 alunos.
“Este projeto é inovador. Traz um novo ângulo para as nossas crianças que saem da sala de aula e vivenciam a história ao vivo, destaca a professora e representante da comunidade do bairro Pio Correa, Márcia Vignali.


Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
Jornalista Deize Felisberto3437-7267

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Turminha do Futuro encanta pais


Cerca de 350 pais lotaram o auditório do Colégio Energia nesta terça-feira para conhecer o Projeto Turminha do Futuro das empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma. Atentos ao palco onde as coordenadoras do Projeto, Valdirene Dário e Nadia de Brida Andrade, donos das empresas e a autora do Projeto da Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber, Iracema de Lorenci Cancelier, os pais conheceram o Projeto onde seus filhos participação durante todo o ano, através de viagens de estudo, e saíram encantados com o que viram. O projeto que vai para a sua quarta edição vai atender este ano 618 alunos de 21 escolas de Criciúma, com 28 turmas, com início das viagens no dia 19 de abril. O projeto de responsabilidade social premiado nacionalmente promove o estudo dos aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, de infra-estrutura e culturais de Criciúma. O Turminha do Futuro utiliza o ônibus como meio motivacional e ainda material didático com livros e DVD. O Projeto de Responsabilidade Social Turminha do Futuro é uma iniciativa das empresas de transporte coletivo de Criciúma, Expresso Coletivo Forquilhinha, Critur, Expresso Rio Maina e ZTL.

Novo Texto Comunicação Assessoria de Imprensa ACTU
Jornalista Deize Felisberto
3437-7267

Professores das escolas participantes do projeto Turminha do Futuro recebem treinamento


As 49 professoras e diretoras das 21 escolas que vão integrar o projeto Turminha do Futuro participaram do treinamento para conhecer todos os dados e metodologia do projeto, que em 2010 vai para sua quarta edição. O encontro foi realizado na Expresso Coletivo Forquilhinha, uma das promotoras do projeto, ao lado da Auto Viação Critur, ZTL, Expresso Rio Maina e ACTU.
O projeto de responsabilidade social premiado nacionalmente promove o estudo dos aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, de infra-estrutura e culturais de Criciúma. A palestra sobre o projeto foi feita pela autora dos livros do projeto, Iracema de Lorenzi Cancelier Zomer.
O Turminha do Futuro utiliza o ônibus como meio motivacional e ainda material didático com livros e DVD. Este ano vai atender 618 alunos de 21 escolas de Criciúma, com início das viagens no dia 19 de abril. No próximo dia 30 de março, às 19 horas será a vez dos pais conhecerem o projeto, em evento no auditório do colégio Energia.


Ana Sofia Schuster – Assessoria de Imprensa da ACTU – Fone 3437 7267 – 9106 1294