quinta-feira, 27 de maio de 2010

Mata Atlântica em nossas mãos: vamos preservá-la!

Escola Humberto de Campos B

Um dos biomas mais ricos de nosso planeta é também um dos mais ameaçados: a Mata Atlântica. Por isso, além de conhecer e aprender a preservar a vegetação, a Turminha do Futuro celebrou, nesta quinta-feira, 27, o Dia Nacional da Mata Atlântica. A aula-viva contou com o auxílio de vídeos explicativos sobre a importância de preservar as matas.

Os pequenos também fizeram uma atividade para entender a densidade demográfica de nossa cidade. Com um elástico que formava um metro quadrado, as crianças compreenderam o que são zonas urbanas e rurais e como se calcula o número populacional de um município. Além disso, entenderam a importância da realização do censo, que objetiva reunir informações sobre a população brasileira.


















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...


“Para mim é inédito o apoio que as empresas de ônibus dão a este projeto. Elas estão de parabéns porque este é um excelente trabalho. Minha filha sempre comenta sobre todos os lugares que vai. É uma aula-viva que parece abrir a mente das crianças para o conhecimento”.
Anilton Vargas
Pai


“Conhecemos muitas coisas: a rádio, as árvores, as zonas urbanas e muitas coisas diferentes”.
Alan Douglas da Rosa Rodrigues
Aluno





Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 – (48) 3437.4335

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Crianças celebram Dia do Desafio da Atividade Física

Escola Prof. Pedro da Ré B

Dedicar um tempo diário para a execução de algum tipo de atividade física. Foi o que fez a Turminha do Futuro nesta quarta-feira, 26, em celebração ao Dia do Desafio da Atividade Física. Além de se exercitarem, os pequenos ainda elencaram alguns dos diversos tipos de exercícios físicos existentes e descobriram a importância da data.

No início da viagem de estudo, as crianças demonstraram o carinho que têm com o projeto e, ainda em sala de aula, cantaram a música do Turminha do Futuro.


















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...

“Entre muitas coisas que gostei de conhecer nesta viagem, está o estúdio de televisão do Jornal do Almoço e o Rio Criciúma, que devemos cuidar”.
Ana Beatriz Leal Ávila
Aluna


“Estou gostando de tudo nesta viagem. Estamos aprendendo muito”.
Larryh Gabriel Schaefer
Aluno





Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 – (48) 3437.4335

terça-feira, 25 de maio de 2010

Turminha do Futuro conhece árvore pré-histórica

SESC B

Se conhecer a história dos dinossauros nos causa curiosidade, imagine conhecer uma árvore que existe desde o tempo destes animais. Foi isso que fez a Turminha do Futuro, que teve a oportunidade de conhecer uma espécie vegetal pré-histórica: o Xaxim. O vegetal foi usado por muito tempo para fazer vasos de flores.

A Turminha do Futuro, porém, estava muito triste nesta terça-feira, 25, em razão do falecimento do proprietário da Critur, Líbero Dário. Líbero foi um dos idealizadores do projeto de responsabilidade social das empresas de transporte coletivo de Criciúma.


















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...

“É uma viagem maravilhosa onde os alunos aprendem o conteúdo a partir da vivência na prática. Eu trabalho na série seguinte a que estudam estas crianças e ensino sobre o estado de Santa Catarina, mas a partir desta aula-viva já conseguirei fazer uma relação com os relevos, por exemplo”.
Cátia da Rosa Biava
Professora visitante


“Estudamos ao ar livre e aprendemos muitas coisas”.
Leonardo Ivys
Aluno


“Aprendemos nos divertindo. Quando chegar em casa vou contar aos meus pais que visitei a RBS TV. Acho que eles nem vão acreditar”.
Maria Luiza Marcos Fernandes
Aluna



Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 – (48) 3437.4335

Localização territorial é um dos temas apresentados às crianças

Escola São Cristóvão

Onde moramos? Qual nosso endereço no Planeta Terra? Estas são questões que fazem parte da segunda unidade das viagens de estudos da Turminha do Futuro. Uma Viagem Rumo ao Mundo do Saber que busca, entre outros aspectos, mostrar a localização territorial às crianças.

Além de conhecer temas como localização, relevo, clima e vegetação, os pequenos também conheceram a hidrografia de Criciúma, visitando o rio, hoje poluído, que passa pela cidade. Para completar a viagem, a Turminha ainda contou com a explicação de Dilma Andrade Pena, que mora há 64 anos próximo ao Rio Criciúma e falou da importância de cuidar da natureza.



















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...


“As viagens são muito legais e nós também ensinaremos os outros a cuidarem da natureza”.
Edilis Salibi Pereira Boeira
Aluna


“É um projeto muito importante. Um trabalho muito bonito. As crianças, com certeza, aprendem muito mais com o apoio de aulas-vivas”.
Marlene Vitória Sorato da Silva
Mãe




Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 – (48) 3437.4335

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sustentabilidade: Um dos temas estudados pela Turminha do Futuro

Escola João Dagostim A

Como utilizar o que a natureza tem a nos oferecer sem destruí-la? A Turminha do Futuro aprendeu, dentre outras coisas, nesta segunda unidade do projeto, a fazer isso, ou seja, tirar da natureza somente o que necessita, promovendo o aproveitamento sustentável dos recursos naturais.

Além disso, os pequenos fizeram uma comparação da vida com o limão e aprenderam que para fazer a vida ser amarga ou doce só depende de nós mesmos.

Pais, professores e representantes da comunidade também prestigiaram a viagem de estudos.

















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...

“Gosto de participar da Turminha do Futuro porque a gente aprende vendo o lugar de perto”.
Rickson Laurindo Machado
Aluno


“É uma forma de aprendizagem muito interessante. Minha filha levará muito conhecimento para vida. Além disso, as crianças aprendem a conviver com as demais pessoas”.
Marcos Antônio Borges
Pai



Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 – (48) 3437.4335

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Turminha do Futuro recebe conselhos sobre preservação ambiental

Escola Professor Pedro da Ré A

Todos vocês devem ter o compromisso de ajudar nosso planeta”. A afirmação é de Dilma Andrade Pena, moradora vizinha do Rio Criciúma. Dilma afirmou à Turminha do Futuro que o rio, hoje poluído, era muito limpo há tempos atrás. “Hoje tem um cheiro que não dá para ficar perto”, enfatizou. Para os pequenos, Dilma aconselhou a preservar a natureza: “Temos que reciclar o lixo e jamais jogá-lo nos rios”.

A vizinha do Rio Criciúma ainda parabenizou as empresas de transporte coletivo de Criciúma pela iniciativa do projeto. “É muito importante ensinar as crianças a cuidarem da natureza", ressaltou.


















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...


“As crianças gostam e comentam muito sobre as viagens de estudos. Eles chegam maravilhados na escola e apresentam um rendimento muito melhor em sala de aula, além de interagirem mais com os professores”.
Isaura Ferreira dos Santos
Secretária da escola



“Quando minha filha chega da viagem de estudos quer contar tudo sobre os lugares em que visitou. Hoje, participando desta viagem, também estou aprendendo”.
Juciane Maria Alves
Mãe



Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 - (48) 3437.4335

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Crianças conhecem importância do bom relacionamento

Colégio Rogacionista PIO XII e Colégio Hermann Spethmann

A importância do bom relacionamento com os vizinhos. Esta foi uma das lições que as crianças do Turminha do Futuro receberam durante a aula-viva da segunda unidade do projeto de responsabilidade social.

Para compreender a importância de ser dar bem com o próximo, a Turminha aprendeu sobre os municípios vizinhos à Criciúma. Os pequenos ainda complementaram a viagem de estudos, lembrando que há pessoas que moram em outros municípios e trabalham em Criciúma e que o contrário também acontece.

O bom relacionamento com os vizinhos também foi visto quando a Turminha do Futuro visitou, no bairro Mina do Mato, uma casa ecologicamente correta e percebeu que nela, o proprietário construiu pequenos caminhos que levam até a casa dos vizinhos. Tudo para mostrar a importância de viver bem com todos.

















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...

“Espero que este projeto exista sempre. Hoje aprendemos muitas coisas: sobre os limites de Criciúma, as cidades vizinhas, os relevos e ainda conhecemos os estúdios de rádio e televisão”.
Nicole Rheinganez Arnos Barbosa
Arthur Rouchi Milioli
Alunos CHS



“Essas viagens aumentam o conhecimento das crianças porque trabalha-se com aulas-vivas, que sempre dão maior significado para a aprendizagem”.
Jussara Guidi
Professora
Colégio Rogacionista



Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 – (48) 3437.4335

terça-feira, 18 de maio de 2010

Chuva auxilia crianças a conhecerem o clima da região

Sesi Escola

O dia, que amanheceu chuvoso, estava até que bem propício para a aula-viva da Turminha do Futuro, na segunda unidade, que também tratou de aspectos climáticos.

Se chove, se faz frio, se venta, se faz calor onde vivemos. Estes foram alguns dos temas trabalhados com os pequenos, que tiveram a oportunidade de conhecer, com a viagem de estudo, um pouco mais sobre o clima subtropical de nossa região.

Além de clima, as crianças conheceram a localização de Criciúma, bem como suas áreas, limites, zonas rurais e urbanas, divisões regionais, relevo, hidrografia, ecologia e vegetação.



















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...


Ele gosta muito de ler e escrever histórias e já fez isso muitas vezes. Estamos falando do aluno Guilherme Gaspar Locks. O menino diz que o primeiro livro que escreveu intitula-se “O galo engasgado”, depois, de acordo com a criança, outro foi escrito: “Anta é burra?”, que conta a história de um rinoceronte que vivia chamando a anta de burra, até que um dia ela salvou a vida dele e provou que não era burra coisa nenhuma. Guilherme também falou de outros livros que está escrevendo e enfatizou que gosta muito de pesquisar sobre coisas diferentes. “Sabia que antigamente os continentes eram todos juntos?”, interrogou o pequeno.
Para o pequeno escritor, participar da Turminha do Futuro é muito legal, porque tem a oportunidade de conhecer várias coisas novas.



Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 – (48) 3437.4335

Meios de Comunicação são visitados pela Turminha do Futuro

Escola Humberto de Campos A

Como é feito um telejornal? A Turminha do Futuro sabe. Isso porque nesta segunda unidade do projeto as crianças conhecem, dentre outras coisas, os meios de comunicação como rádio e televisão.

Para os pequenos é uma surpresa estar no local em que vêem todos os dias, pela televisão, jornalistas contando fatos de nossa região. Uma vivência aliada com interdisciplinaridade que faz com que as crianças tenham grande facilidade em assimilar conhecimentos.

As crianças que visitaram os estúdios da RBS TV e Rádio Atlântida ainda levaram para casa um brinde: uma pulseira da campanha “Crack, nem pensar”, do Grupo RBS. Mais uma forma demonstrativa da dinâmica das viagens de estudos do projeto de responsabilidade social.


















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM....


“Essas aulas são um complemento para o conhecimento das crianças. Eles adquirem uma experiência vendo o funcionamento da rádio e da TV, por exemplo”.
Liziane Vitalis Duarte
Mãe



“É muita aprendizagem. Pude observar, principalmente, que trabalhando o conteúdo em sala de aula e tendo as aulas-vivas, as crianças aprendem muito mais”.
Maria Luiza Marcílio
Professora



Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 - (48) 3437.4335

segunda-feira, 17 de maio de 2010

1ª Unidade da Turminha do Futuro encerra com conselhos

Escola Oswaldo Hülse B


“É importante que vocês não faltem na escola, que saibam obedecer aos mais velhos, que peçam desculpas, licença e tenham respeito com o próximo”. O conselho é do professor de capoeira, Lindomar Nascimento Saraiva.

Nascido na Bahia, Lindomar leciona capoeira há, pelo menos, um ano em Criciúma. A Fundação Cultural é um dos locais em que o jovem dá aulas.

Além de conhecer a importância da capoeira, as crianças aprenderam, através das apresentações de Lindomar, um pouco mais da etnia negra, com suas músicas, danças e costumes.

Um exemplo da interdisciplinaridade presente em todos os momentos das viagens da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber, onde as crianças tem a oportunidade de vivenciar o conhecimento.


















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...

“Aprendi muitas coisas sobre os negros, os italianos. Gostei de ver que as casas italianas tinham Eira e Beira”.
Tiffany Laís Fortunato da Silva
Aluna


“É interessante. Gostei muito de conhecer uma das danças dos negros, que é a capoeira”.
Jesiane Marques Bernardes
Aluna



Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 – (48) 3437.4335

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Nosso idioma: a maior contribuição da etnia portuguesa

Escola F. Naspolini

A grande maioria das pessoas de nossa região descendem desta etnia. Além disso, a maior contribuição deste povo faz parte, constantemente, de nossa vida: o idioma que falamos. É a etnia portuguesa, que chegou em Criciúma, em 1905. Não foram, contudo, os imigrantes de Portugal que chegaram aqui, mas seus descendentes, vindos de cidades como Laguna, Tubarão, Jaguaruna e Araranguá.

Assim foi a primeira Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber: cheia de curiosidades e muito conhecimento. Os pequenos conheceram as sete etnias e ainda contaram com a presença, na viagem, de Enedir Machado dos Passos, nora de um dos primeiros mineiros que chegaram em Criciúma.

A visitante complementou a aula viva contando a história do time Atlético Operária e do clube onde só podiam entrar pessoas negras. Os brancos, de acordo com ela, dançavam no clube União Mineira. Com as histórias, os pequenos aprenderam, entre outras coisas, a importância de respeitar o próximo.

















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...

“É uma aula que transmite muito conhecimento. Com estas aulas-vivas, as crianças assimilam muito melhor o conteúdo”.

Enedir Machado dos Passos
Visitante



“É um projeto maravilhoso. Aprendemos muito sobre as imigrações. As crianças jamais esquecerão esta aula e quando passarem, com os pais, pelos locais em que tiveram a aula-viva, vão explicar para eles tudo o que aprenderam”.

Regina Juvêncio De Lucca
Diretora



Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 - (48) 3437.4335

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dia da Libertação dos Escravos é lembrado pela Turminha do Futuro

Escola João Dagostim B

No dia em que celebra-se a libertação dos escravos, 13 de maio, a Turminha do Futuro refletiu sobre a história da escravatura e a assinatura da Lei Áurea. Também percebeu a importância de respeitar o próximo, independente de sua etnia.

As crianças conheceram, ainda, as sete etnias que colonizaram Criciúma e descobriram, entre outras coisas, que o arado, uma ferramenta que ainda em nossos dias é utilizada por pequenos agricultores rurais, foi trazida na colonização de Criciúma, pela etnia polonesa. O funcionamento do instrumento, que “revira” a terra e a deixa apta ao plantio, foi explicado às crianças.

Além do arado, os pequenos conheceram outros objetos poloneses, que ficam no Centro de Cultura Polonesa, no bairro Linha Batista. A “gamela”, espécie de pote para servir refeições foi um dos objetos que chamaram a atenção das crianças.


















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...

“As crianças não aprenderiam tanto em sala de aula, como aprendem aqui. Meu filho estava contando os dias para participar desta viagem de estudo”.
Sandra Cardoso
Mãe



“Nós conhecemos muitas coisas diferentes. Aprendemos sobre os espanhóis, os negros e os colonizadores de Criciúma”.
Maria Laura Boneti dos Santos
Aluna

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Etnia alemã: crianças conhecem sua história e importância


Escola José Cesário B


Eles cultivavam floreiras, tinham jardins bem cuidados e eram conhecidos, principalmente, pelo espírito empreendedor. Estamos falando da etnia Alemã, uma das sete que colonizaram Criciúma. Os colonizadores desta etnia, chegaram no município no ano de 1912 e tiveram grande atuação em atividades como agricultura e comércio. Atualmente esta etnia fica sediada nos municípios de Forquilhinha e Nova Veneza.

Nesta primeira unidade, a Turminha do Futuro conhece a história das sete etnias que colonizaram Criciúma. A Alemã e a Portuguesa, contudo, não foram visitadas, por não contarem, em Criciúma, com locais adequados para isso. Ambas, porém, foram estudadas através dos DVDs da Turminha.

Uma Viagem Rumo ao Mundo do Saber que nem mesmo a chuva é capaz de conter. Assim se revelam as viagens da Turminha do Futuro, levando as crianças sempre ao encontro do conhecimento.


















QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...


“Estou aprendendo muitas coisas que não sabia. As crianças levarão o conhecimento que estão tendo hoje, para vida toda”.

Elizete dos Santos Pereira da Cunha
Mãe de aluno



“Já estamos estudando este conteúdo em sala de aula, com as aulas-vivas, porém, o conteúdo será melhor fixado na memória das crianças. Nesta viagem, eles visualizam as coisas e, com certeza, vão passar o que aprenderam para outras pessoas, principalmente para os pais”.

Balmira Araújo Burato
Professora