sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Conhecendo os ‘bastidores’ do sistema de transporte coletivo

A quinta viagem de estudos do projeto Turminha do Futuro teve início nesta quinta-feira, dia 26. O transporte coletivo de Criciúma é o tema desta etapa. Os alunos visitam as dependências administrativas da ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) e das empresas de ônibus Critur, Expresso Forquilhinha e Expresso Rio Maina para aprenderem sobre o funcionamento do sistema.

Na quinta-feira, estudantes das escolas Benevenuto Guidi e Maria Angélica Paulo participaram da aula-viva, já nesta sexta foi a vez da turma da escola João Dagostim. A Turminha continua a quinta viagem nesta segunda-feira, pela manhã será a vez da escola Humberto de Campos e a tarde do Sesi Escola.

O projeto está na quinta unidade, que foi dividida em quarta e quintas viagens, num total de sete.

Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
Almerice Rodrigues
3437-7267

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Lições de cidadania: reciclagem e destino do lixo são temas da Turminha


Para onde será que é levado o lixo que produzimos em Criciúma? Com este questionamento a Turminha do Futuro iniciou mais uma aula-viva nesta quinta-feira, dia 19. Respostas como “eles enterram o lixo”, puderam ser ouvidas dos alunos do 4º ano, turma 41, da Escola Oswaldo Hülse, que aprenderam sobre a infraestrutura do município, segurança e em especial sobre o sistema de coleta e destino dos resíduos que a cidade produz.

A primeira parada foi na Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Ctmar) de Criciúma, no bairro Sangão. A garotada assistiu a uma aula de cidadania. Conheceram os diferentes tipos de materiais recicláveis que a cooperativa seleciona como papelão, papel branco e diferentes tipos de plásticos.

“Para mim isso não é lixo, é material reciclável e somos 20 famílias sobrevivendo disto aqui. Nós separamos, ou seja, fazemos a triagem destes objetos e vendemos para garantir nossa sobrevivência”, relatou o coordenador da Ctmar, Zacarias Vinícius Rosa, para os pequenos.

A viagem prosseguiu em direção ao município de Içara, onde a Turminha pode conhecer o aterro sanitário e industrial da Santec, local para o qual é levado o lixo recolhido em Criciúma.



A auxiliar administrativo da empresa, Naiara Bonfante, falou para as crianças sobre a importância do destino correto dos resíduos produzidos pela população. “O aterro sanitário não polui, não contamina o ar, nem a água e não tem mau cheiro”, explicou, acrescentando que “o chorume (água que escoa do lixo) cai nos tanques de armazenamento e depois são levadas para uma estação de tratamento”.

Na Santec, além das áreas de aterro do lixo industrial e residencial, a Turminha do Futuro pode ainda conhecer a Unidade de Tratamento de Resíduos de Saúde. Numa autoclave estes materiais são esterilizados.

Os alunos ainda fizeram uma trilha numa área de reflorestamento, torcendo para encontrarem os macacos que têm visitado a mata para comer coquinhos. No entanto na tarde desta quinta-feira eles não apareceram.

Uma sementinha começa a germinar


A aula-viva na Ctmar despertou a vontade da Turminha em contribuir pela preservação do meio ambiente. A professora do 4º ano da Escola Oswaldo Hülse, Teresinha Silveira, disse que vai tentar mobilizar a comunidade para selecionar os materiais recicláveis e doar para a cooperativa.

“Vou propor a ideia para a escola na reunião pedagógica, mas vou implantar a coleta seletiva pelo menos com meus alunos”, garantiu Teresinha. Para ela depois da aprendizagem sobre reciclagem e destino correto do lixo os educandos vão ter maior consciência quanto à preservação do meio ambiente, além disso, vão disseminar este conhecimento para a família.

O estudante Guilherme Vitorino Cândido se prontificou a colaborar. “A partir de agora vou separar o lixo”, prometeu.

Projeto de responsabilidade social das empresas associadas da ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) – Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL – a Turminha do Futuro motiva crianças de 7 a 10 anos para o exercício da cidadania.

Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
Almerice Rodrigues
3437-7267

Mais fotos















terça-feira, 10 de agosto de 2010

Estudantes conhecem trabalho dos Bombeiros





Como controlar o fogo durante um incêndio? Quando é usada a chamada “vassoura” para apagar o fogo? Como faz para ser bombeiro? Foram apenas algumas das perguntas que os alunos da terceira série da Escola São Cristóvão fizeram aos bombeiros do Batalhão de Criciúma na manhã desta terça-feira (10/08). A visita faz parte do Projeto Turminha do Futuro das empresas de transporte coletivo de Criciúma que durante esta unidade conhecerá instalações, instituições e serviços necessários para o bem viver da sociedade criciumense.
Animadas às crianças conheceram em cerca de uma hora todo o trabalho feito pelos bombeiros militares e voluntários, o caminhão contra incêndio, a ambulância, o alojamento e todos os passos para o atendimento de uma ocorrência.
Os estudantes também passaram nesta manhã pela Unesc para conhecer os setores da biblioteca, reitoria e a zoologia, e a Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (CTMAR). Segurança Pública, Educação, sistema de abastecimento de água e sistema de esgoto, coleta, destinação e reciclagem de lixo são alguns dos assuntos abordados nesta unidade do Projeto.




Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
Deize Felisberto
Jornalista SC - 02715 -JP
3437-7267

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Passeio da Turminha em imagens

Confira a quarta viagem de estudos da Turminha do Futuro na Barragem do Rio São Bento. Alunos do matutino da Escola Professor Pedro da Ré visitaram a represa na manhã desta quinta-feira, dia 5.





































Turminha aprende sobre abastecimento de água na barragem do Rio São Bento


E se o assunto era água, a presença da substância mineral não faltou na quarta viagem da Turminha do Futuro na manhã desta quinta-feira, dia 5. Mesmo com chuva e frio os alunos da Escola Professor Pedro da Ré não desanimaram e puderam acompanhar um acontecimento raro na Barragem do Rio São Bento: a água transbordava nas escadarias da represa, fato que só se repete, em média, oito vezes durante o ano.

O Projeto já está na quinta unidade de estudos, num total de sete. Esta etapa pretende oportunizar ao educando o conhecimento do conjunto de instalações, instituições e serviços necessários para o bem viver da sociedade criciumense.
Segurança Pública, Educação, sistema de abastecimento de água e sistema de esgoto, coleta , destinação e reciclagem de lixo são alguns dos assuntos abordados nesta unidade.

Na aula-viva desta quinta, os estudantes aprenderam sobre abastecimento de água, conhecendo a barragem que abastece os municípios de Criciúma, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Maracajá, Forquilhinha e Içara.

O Projeto Turminha do Futuro baseada na interdisciplinaridade dos conhecimentos. Para tornar o aprendizado mais fácil e divertido foram feitas associações como relacionar a profundidade da barragem, que é de 40 metros, com o equivalente a um edifício de 14 andares. Já para falar da área ocupada pela barragem comparou-se a extensão de 511 campos de futebol.

No total os alunos da Escola Professor Pedro da Ré viajaram cerca de 50 km nesta manhã e voltaram para casa com uma bagagem de conhecimentos imensurável.
Durante o caminho algumas paradas enriqueceram a manhã de aprendizagem, como num rio de planalto, em Nova Veneza.

Conhecendo a Barragem do Rio São Bento

A professora responsável pelo Projeto, Marlene Marcos Laranjeira, falou para os pequenos sobre o processo de construção da Barragem do Rio São Bento. “Faltava água em Criciúma por volta dos anos 2000, então os estudiosos pesquisaram e concluíram que a comunidade de São Pedro, em Siderópolis, seria ideal para se fazer a represa devido ao encontro dos rios Serrinha e São Bento naquela área”, explicou a educadora à garotada.

Marlene contou ainda aos alunos que a água captada na barragem segue por adutoras até a Estação de Tratamento (ETA), que as crianças puderam ver no trajeto de volta para Criciúma, e depois segue para residências e empresas através das tubulações.

“Uma barragem é um grande muro. A gente precisou construir um grande lago por necessidade. A mineração trouxe muita riqueza para nossa região e gerou muito emprego, mas poluiu os rios porque não se teve cuidado com o meio ambiente”, enfatizou Elaine Fabri, assistente administrativo da Casan, que recebeu a Turminha do Futuro e falou sobre o abastecimento de água que começa na barragem.

Elaine contou para a garotada que as 38 famílias que viviam naquele local, antes de tudo ser alagado, foram indenizadas e os animais da área levados para a Reserva do Aguaí. Relatando também que tudo que havia no local foi demolido e retirado, menos a torre da igreja que foi mantida de pé a pedido da comunidade e hoje desperta a curiosidade dos visitantes. Ela ainda mostrou maquetes, fotos e vídeo para os alunos da Escola Professor Pedro da Ré.

A Turminha ainda pode ver a Estação Climatológica que a Casan mantém às margens da barragem.
O Projeto, de responsabilidade social, é desenvolvido pelas empresas do transporte coletivo de Criciúma, Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL.

Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
Almerice Rodrigues
3437-7267

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Turminha retoma atividades com a quarta viagem de estudos

Matéria atualizada em 5/8/2010 às 13h43min

Volta às aulas, novas aprendizagens e muita diversão. É neste clima que recomeçaram também, no início desta semana, as atividades da Turminha do Futuro. Agora a garotada embarca na quarta viagem para conhecer a quinta unidade do Projeto, que tem como objetivo estudar sobre infraestrutura e alguns serviços públicos disponíveis no município de Criciúma.

O funcionamento do sistema de tratamento e abastecimento de água, coleta de lixo e aterro sanitário, reciclagem, universidade e segurança pública serão alguns dos conhecimentos abordados. Para tanto, as viagens de estudo serão realizadas em instituições como Corpo de Bombeiros, Santec, Polícia Militar, Unesc, Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Criciúma (CTMAR) e Barragem do Rio São Bento.

Projeto de responsabilidade social das empresas associadas da ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) – Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL – a Turminha do Futuro motiva crianças de 7 a 10 anos para o exercício da cidadania. Isso é feito através da observação, conhecimento e compreensão da história e fatos sociais que permeiam as relações das pessoas e instituições, públicas ou privadas, que compõem o ambiente em que vivemos.

Confira abaixo o cronograma da Turminha do Futuro para este segundo semestre escolar:


PROJETO TURMINHA DO FUTURO 2010 – CALENDÁRIO, QUARTA VIAGEM



Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
3437-7267

Alunos visitam Mina Novo Horizonte

Matéria do dia 12 de julho de 2010

A manhã desta segunda-feira foi especial para os alunos do Colégio Fortunato Brasil Naspolini. Eles visitam a mina Novo Horizonte da Carbonífera Rio Deserto, no bairro Ana Maria, através do Projeto Turminha do Futuro. Na última sexta-feira os estudantes do Sesc também realizaram a visita. As crianças puderam conhecer um pouco da história da mineração, como funciona o processo de extração do carvão e mostrar a importância do minério para a economia criciumense.






Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
3437-7267

Depois de conhecerem aspectos históricos, físicos e econômicos de Criciúma, eles estão de férias


Matéria do dia 9 de julho de 2010

Eles já voltaram no tempo e conheceram a história de Criciúma. Com muita imaginação, também encenaram a chegada dos primeiros imigrantes ao município. Da história, partiram para geografia e conheceram a localização, relevo, hidrografia, clima, vegetação, enfim, todos os aspectos físicos e territoriais do lugar onde vivem. Por fim, ficaram sabendo de onde vem o sustento das pessoas, ou seja, conheceram a agricultura, a pecuária, a mineração e indústrias da região.

Estamos falando da Turminha do Futuro, projeto que leva crianças de escolas do município a conhecerem, com o apoio de aulas-vivas, os aspectos de Criciúma. O projeto que encerra a 3ª unidade nesta quarta-feira, 14, retornará as atividades somente no dia 2 de agosto, quando as crianças voltam às aulas, depois das férias escolares.

O início de segundo semestre das escolas será também marco de início de unidade da Turminha do Futuro: a 4ª unidade das viagens de estudos levará as crianças a conhecerem a infraestrutura e aos serviços públicos do município. Na oportunidade os pequenos compreenderão, por exemplo, o funcionamento do Sistema de Transporte Urbano.

Idealizado pelas empresas de transporte coletivo de Criciúma - Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL -, o projeto de responsabilidade social Turminha do Futuro têm, como um dos principais objetivos, conscientizar as crianças para que se tornem cidadãos responsáveis.

Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
3437-7267

Uma manhã para conhecer a história da mineração

Matéria de 8 de julho de 2010

O Projeto Turminha do Futuro leva na manhã desta sexta-feira (09/07) os alunos do Sesc para conhecer um pouco da história da mineração. Uma visita à mina Novo Horizonte da Carbonífera Rio Deserto, no bairro Ana Maria, vai mostrar as crianças como funciona o processo de extração do carvão e mostrar a importância do minério para a economia criciumense. Estas questões fazem da 3ª unidade de viagens de estudos do Projeto que pretende mostrar aos pequenos os aspectos econômicos de Criciúma.

Na segunda-feira (12/07) os alunos do Colégio Fortunato Brasil Naspolini também visitarão a mina. Os alunos das 21 escolas atendidas pelos projeto também estão visitando as empresas: Haco Etiquetas, Transportes Ouro Negro, Roscel, Eliane, Cristal Collor, Retifica Sul, Giassi Supermercados, Dorlytex e Cerâmica Pierini.

A Turminha do Futuro é um projeto de responsabilidade social das empresas de transporte coletivo de Criciúma – Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL - que leva as crianças a ver, conhecer e compreender o entorno e o mundo onde vivemos.

Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
3437-7267