quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Turminha faz pedidos pelo planeta

Mais saúde, educação e paz para o planeta Terra foram alguns dos pedidos feitos pelos alunos da Escola São Cristovão no “poço dos desejos”. A Turminha do Futuro aprendeu sobre os aspectos culturais, folclóricos e turísticos do município e revisitaram acontecimentos históricos da cidade. No Centro Cultural Jorge Zanatta, sede da Fundação Cultural de Criciúma, os alunos conheceram o primeiro poço, com função de abastecimento de água, existente em Criciúma e puderam exercitar a criatividade e desejar boas vibrações para o planeta.

A garotada se inteirou sobre a história e funcionamento da Fundação, que é responsável pela elaboração e promoção da maior parte dos eventos culturais do município. As crianças se encantaram ao ver o trabalho da Associação de Mosaico Musivaria que, no momento, está confeccionando um mural para o café de um dos supermercados da região. Viram ainda uma pequena coluna, em concreto, que foi fincada há muitos anos no solo para servir como marco do nível do mar.



Fez parte ainda da viagem de estudos da Turminha, pela sexta unidade do projeto, aprendizagens sobre eventos culturais, gastronomia típica das etnias, corais, carnaval, comemorações e pontos turísticos do município.

Conhecer a casa do Tigre, Estádio Heriberto Hülse, foi um dos momentos marcantes para as crianças que ficaram conhecendo a estrutura e funcionamento do local em dias de jogos. A sala de troféus do Criciúma Esporte Clube também foi um atrativo especial. “É muito legal e interessante. Adorei conhecer o campo do Tigre, eu nem sabia como entrava aqui”, conta o estudante João Victor Máximo, 10 anos.



No Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande a Turminha conheceu um pouco da história da imigração em Criciúma e puderam apreciar as peças antigas expostas no local que remetem a este passado e o cotidiano dos primeiros habitantes do município.



Outro ponto turístico visitado foi a Igreja Nossa Senhora da Salete, na Próspera, onde vitrais e entalhes foram conferidos bem de pertinho pelas crianças. “O projeto contribui para a aprendizagem das crianças, a gente percebe o entusiasmo deles. Na Turminha os alunos passam a entender melhor a própria história e isso se reflete no comportamento deles”, comentou a professora da Escola São Cristóvão, Vera Lúcia Ribeiro Goulart.



A Turminha do Futuro é um projeto de responsabilidade social das empresas associadas da ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) – Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL.


































Assessoria de Imprensa da ACTU
Almerice Rodrigues
3437-7267

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Confira mais imagens da quinta viagem da Turminha

O sistema de transporte coletivo de Criciúma é o tema da quinta viagem de estudos da Turminha do Futuro, que faz parte da quinta unidade do projeto de responsabilidade social das empresas associadas da ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) – Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL.

Confira imagens desta viagem, que faz parte da quinta unidade do projeto,às empresas de ônibus patrocinadoras da Turminha e à ACTU.



















quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Crianças conhecem o sistema de transporte coletivo de Criciúma


O sistema de transporte coletivo de Criciúma é o tema da quinta viagem de estudos da Turminha do Futuro, que faz parte da quinta unidade do projeto de responsabilidade social das empresas associadas da ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) – Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL.

Entender o transporte coletivo integrado, o qual é composto por 126 ônibus, e a parte operacional do sistema é um dos objetivos. As aulas-vivas acontecem na Critur, ACTU e Expresso Forquilhinha/Rio Maina. Nesta terça, dia 31 de agosto, foi a vez dos alunos do Sesi Escola fazerem o passeio, já nesta quarta, dia 1 de setembro, estudantes dos colégios Rogacionista Pio XII e Hermann Spethmann conheceram as empresas.

Na viagem, os alunos ainda recebem brindes educativos que envolvem os conteúdos estudados. “A gente não tem que gostar só do brinde, tem que gostar mais de estudar e de aprender”, enfatiza Guilherme Gaspar Locks, aluno do 4º ano do Sesi Escola. Ele é já criou três histórias infantis, está escrevendo a quarta e garante que o próximo será um livro inspirado nas aprendizagens adquiridas na Turminha.

“Vou escrever sobre um menino que aprendeu muita coisa nas viagens da Turminha ou a história de um ônibus que começou a falar”, projeta Guilherme. Nesta quinta unidade, que trata da infraestrutura do município, ele aprendeu que “o banho do ônibus é com a água da chuva e o lugar onde eles guardam as peças dos carros é o almoxarifado”.

Para a auxiliar pedagógico que representou o Sesi, Juliana Medeiros Cândido o projeto é muito interessante porque trabalha com a interdisciplinaridade e tem nos alunos uma sementinha do conhecimento vivenciado. “Bons frutos serão colhidos mais tarde”, acredita.
No projeto Turmin
ha do Futuro, os estudantes aprendem através de aulas-vivas, em que os conteúdos abordados podem ser vistos, tocados e vivenciados na prática. Além disso, a complementaridade dos conhecimentos envolve as diversas disciplinas. “Eles compreenderam, por exemplo, os malefícios de sujar ou danificar os ônibus. Viram os chicletes colados nos veículos e os estragos feitos nas poltronas. Agora vão propagar o que aprenderam em casa e para os amiguinhos”, relembra Juliana.

Do escritório até a bilhetagem eletrônica

Nas empresas de ônibus, que são as patrocinadoras do projeto de responsabilidade social, a Turminha conhece o funcionamento do sistema integrado, desde a portaria até o operacional. Os pequenos visitam o escritório da Critur e a garagem da Expresso Forquilhinha e Rio Maina.

“Estamos prestando apenas um pequeno serviço e dando uma pequena colaboração para que estas crianças cresçam cidadãos responsáveis”, comenta a administradora de recursos humanos da Critur, Valdirene Dário. De acordo com ela, é investindo em projetos educativos que se consegue promover o desenvolvimento de um município. Ela fala aos estudantes sobre o desenvolvimento da empresa e do transporte coletivo em Criciúma.

No ‘hospital dos ônibus’ (oficina) os alunos conferem bem de pertinho, literalmente, como eles são tratados. A diversão é enorme ao passarem por debaixo de um dos veículos. Euforia maior ainda ao ‘tomarem banho’ junto com o ônibus. As crianças podem ficar dentro do veículo enquanto este é lavado e conferir este processo.

O administrador das empresas Expresso Coletivo Forquilhinha e Rio Maina, David Mário Tiscoski, contou aos pequenos um pouco da história do grupo. “Despertar o interesse pelos estudos e aprender brincando são alguns dos objetivos do projeto. Queremos ver os resultados na Turminha, com a obtenção de melhores notas na vida escolar e melhores desempenhos em exames como o Enem. Desta forma estaremos contribuindo para o desenvolvimento de Criciúma”, salienta Tiscoski.

Bilhetagem eletrônica é sinônimo de economia

Na ACTU, a Turminha é recepcionada pela supervisora Karla Rejane Machado Pessoa e pelo auxiliar administrativo, Tiago Mendes Soares. Eles explicam o funcionamento da associação e as atividades que desenvolvem. O Sistema de Bilhetagem Eletrônica adotado em Criciúma é um dos destaques, sendo apresentados para as crianças os tipos de cartão e os usuários de cada um deles, o valor das passagens e a economia que se tem com este sistema.

E os alunos mostram-se afiados em matemática. Com a ajuda dos colaboradores da ACTU podem deduzir que é possível economizar por mês R$ 8, 80 com a utilização do cartão Cidadão. A supervisora ainda mostra para a garotada o que é possível comprar com o valor economizado.

Assessoria de Imprensa da ACTU
Novo Texto Comunicação
Almerice Rodrigues
3437-7267