segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Estudantes encerram atividades com a Turminha do Futuro


Os encerramentos das atividades da Turminha do Futuro aconteceram, nesta sexta-feira, dia 26, para nove escolas de Criciúma. O evento foi realizado no ginásio da Escola Humberto de Campos e contou com apresentações e exposição dos materiais elaborados pelos alunos, baseados nas viagens de estudo do projeto social das empresas do transporte coletivo do município.

Maquetes, cartazes, quadros, poemas e músicas foram alguns dos trabalhos produzidos. Em todos eles uma reprodução daquilo que as crianças aprenderam durante as aulas-vivas. “Para transformar o mundo cheio de paz precisamos primeiro transformar o nosso coração e depois amar e cuidar das nossas crianças”, comentou a autora do projeto, Iracema Cancelier Zomer.

Para a professora Angela Maria de Souza Fontanela, o significado maior do projeto é a metodologia de aulas-vivas. “Era um sonho dos professores aliarem o referencial teórico com a prática. A Turminha vem agregar exatamente isso”, analisou. De acordo com Angela, os estudantes aprenderam mais do que conteúdos didáticos. Melhora na conduta pessoal e conscientização ambiental são alguns dos itens notados nos resultados já verificados do projeto. “O que o torna especial é que vai além do social, tem cunho educacional”, salienta a professora.

Durante todo o dia, participaram destes encerramentos as escolas Humberto de Campos, Benevenuto Guidi, Maria Angelica Paulo, São Cristovão, José Cesário da Silva, Osvaldo Hulse, João Dagostim, Sesi, Linus João Rech, Fortunato Brasil Naspolini e Hermann Spethmann.

Todos os estudantes receberam certificados do projeto de responsabilidade social da ACTU - Associação Criciumense de Transporte Urbano, e suas associadas: Auto Viação Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL. Além disso, os alunos recebem camisetas. As escolas também recebem uma placa como Escola Participante do Projeto





Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
Almerice Rodrigues
48 - 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Encerramento da Turminha é marcado por muita emoção


O primeiro dia das solenidades de encerramento das atividades da Fantástica Viagem da Turminha do Futuro rumo ao Mundo do Saber foi marcado pela emoção dos participantes, familiares, representantes das empresas operadoras do transporte coletivo de Criciúma (patrocinadoras do projeto), e professores. Vestidos no com o ‘amarelinho’ símbolo do projeto a garotada cantou, fez apresentações e agradeceu à ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) e suas associadas (Auto Viação Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL) pelo ano de muita aprendizagem, proporcionado pelo projeto de responsabilidade social.

Nesta quarta-feira, dia 10, foi a vez da Escola Professor Pedro da Ré encerrar as atividades junto à Turminha, com as turmas de terceiros anos, dos turnos da manhã e da tarde. As professoras Eliane Dal Pont e Salete Fernandes ressaltaram a contribuição que o projeto dá à aprendizagem da criança e mais do que isso, “a Turminha do Futuro leva as crianças para aprender lá fora, faz com que trabalhemos de forma interdisciplinar e mostra ao professor que é possível ensinar com metodologias que ultrapassem o ficar apenas nos livros”, destacou Salete.

A idealizadora da metodologia e material didático do projeto, a pedagoga Iracema De Lorenzi Cancelier, depois de receber muitas homenagens e agradecimentos, confessou: “Meu desejo é ver o projeto continuar a existir por muitos e muitos anos”.

O mascote do projeto, o Amarelinho, divertiu a criançada durante o encerramento e recebeu o carinho dos estudantes. Para o aluno João Vítor Alves Claudino, a Turminha vai deixar saudades. “Adorei participar. Aprendi muita coisa. Hoje foi emocionante porque já está encerrando”, disse. Os encerramentos acontecem no decorrer do mês de novembro, até o dia 29. No dia 26, a confraternização ocorre para nove escolas, no ginásio da escola Humberto de Campos, a partir das 8 horas.

Uma das mães presentes, Marileia De Ávila, comentou que a participação nas viagens de aprendizagem lhe apresentou um mundo dentro do próprio município em que reside que ela desconhecia. “Não adianta a cidade ser grande e os empresários não colaborarem com a população. Agradeço às empresas de ônibus pela iniciativa”, declarou.

Todos os estudantes receberam certificados e as escolas, uma placa como Escola Participante do Projeto.












































Almerice Rodrigues
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
48 - 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alunos participam de última viagem do Projeto Turminha do Futuro


O Projeto Turminha do Futuro está encerrando as atividades do ano de 2010. Na sétima viagem de estudos, os alunos aprendem sobre os aspectos políticos e administrativos do município de Criciúma. Emancipação política, Poderes municipais e símbolos municipais são os principais temas abordados, através de uma metodologia interdisciplinar composta de aulas vivas. As empresas associadas da ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) – Auto Viação Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL, são as patrocinadoras do projeto.

Ao longo do roteiro percorrido pelas turmas, os estudantes puderam conhecer pessoalmente várias autoridades do município, como o prefeito Clésio Salvaro, o presidente da Câmara, Edson do Nascimento, juízes e promotores.Na Câmara de Vereadores, os alunos da Escola Professor Pedro da Ré, simularam uma sessão, tendo como presidente da Casa o estudante Mateus Luiz Fernandes. “A atividade me deixou muito feliz, gostei muito. A Turminha é muito legal”, disse Mateus.

O resultado da brincadeira foi a aprovação de um projeto de uma lei, fictícia, que garante às crianças escola em tempo integral, com direito a atividades esportivas e de recreação. “É uma história de aprendizagem que vai ficar para o resto da vida dos alunos. O projeto deveria ser ampliado”, ressalta a professora da Escola Pedro da Ré, Salete Fernandes Pavei.

Na última etapa do projeto a Turminha ainda conheceu o funcionamento do Poder Executivo, visitando a Prefeitura Municipal e do Judiciário, no Fórum do município. O Projeto Turminha do Futuro baseia-se na interdisciplinaridade dos conhecimentos. Numa das associações a professora do projeto, Marlene Marcos Laranjeira, fez a correlação entre a sétima viagem de estudos e a tabuada de sete, uma oportunidade para a garotada reforçar o conteúdo de matemática.

O pai da aluna Débora, o técnico contábil José Carlos Castro, acompanhou o projeto pela primeira vez. “Para mim deveria ter mais vezes. É uma oportunidade de integrar a comunidade, além de permitir às crianças uma aprendizagem em ambientes diferentes”.











































Almerice Rodrigues
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
48 - 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Turminha do Futuro realiza encerramentos a partir de quarta-feira

Depois de um ano de muita aprendizagem e descobertas, a Fantástica Viagem da Turminha do Futuro rumo ao Mundo do Saber realiza os encerramentos das atividades. Na quarta-feira, dia 10, será a vez das turmas da Escola Professor Pedro da Ré, no bairro Mina do Mato, participar da solenidade, que será na própria instituição. Os encerramentos acontecem no decorrer do mês de novembro, até o dia 29.

No dia 26, a confraternização ocorre para nove escolas, no ginásio da escola Humberto de Campos, a partir das 8 horas.

Todos os estudantes receberão certificados do projeto de responsabilidade social da ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) e suas associadas: Auto Viação Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL. Além disso, os alunos recebem camisetas. As escolas também recebem uma placa como Escola Participante do Projeto.

Assessoria de Imprensa da ACTU
Novo Texto Comunicação
Almerice Rodrigues
48 - 3437-7267/3437-4335