segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto Turminha do Futuro é apresentado em Congresso Internacional


Nesta sexta-feira, o projeto Turminha do Futuro das empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma, foi apresentado no 5º Congresso Internacional de Educação da Unibave, de Orleans. A autora do Projeto, Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer, apresentou o artigo científico durante o evento que iniciou nesta quinta-feira e termina amanhã. O Congresso reúne grandes palestras com representantes de universidades da Suécia, Polônia, Colômbia, Argentina, Espanha, Peru e Brasil, reunindo cerca de 500 pessoas. Além das apresentações de artigos científicos e palestras, são realizadas oficinas durante o evento. A apresentação de uma aula-viva do Turminha do Futuro estava entre uma das oficinas. No período da tarde um grupo de cerca de 30 pessoas participantes do Congresso esteve em uma viagem do Projeto.
Para a professora da Unochapecó, Sônia Monego, a integração da teoria com a prática é sensacional. “Essa ligação torna o ensino mais interessante e mais curioso”, opina. A também professora da Unochapecó, Aurora Brastalin, diz que o link com o conhecimento que o aluno já possui torna o projeto ainda mais atrativo. “Ele vai vivenciar aquilo que já aprendeu na sala de aula e até em casa. Este projeto é uma visão progressista, com resultados a médio e a longo prazo com os estudantes”.
O administrador das empresas de transportes Expresso Coletivo Forquilhinha e Rio Maina, David Tiscoski, salientou que as empresas de transporte prestam um serviço público com responsabilidade social na cidade. “Os primeiros alunos que participaram da Turminha do Futuro estarão prestando o ENEM em 2013, e é nesta avaliação que queremos comprovar o resultado do nosso projeto”, destaca.
O grupo recebeu ao final da viagem um kit com os livros do Projeto.

Novo Texto Comunicação
Deize Felisberto
3437-7267