terça-feira, 9 de agosto de 2011

Turminha conhece sistema de transporte coletivo de Criciúma






Modelo de Transporte que é referência no Brasil foi apresentado as crianças

A turminha do futuro do Colégio São Bento conheceu as empresas realizadoras do projeto na sua 5ª viagem fantástica. Em passagem pela Auto Viação Critur, as crianças puderam aprender, além da história dos ônibus, a necessidade de um bom transporte coletivo em uma cidade como Criciúma onde 55 mil habitantes circulam todos os dias na cidade. As crianças aprenderam que com o transporte coletivo, reduz-se a poluição por emissão de gases na cidade e as estradas também sofrem menos, devido ao número de veículos que circulam todos os dias.

Na sequência da viagem os alunos foram até o Terminal Central para conhecerem a Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU). Lá puderam constatar que Criciúma tem seu modelo de transporte coletivo reconhecido nacionalmente. Conheceram todos os cartões do sistema de bilhetagem eletrônica e seus benefícios para o público.

A turminha também visitou a empresa Expresso Coletivo Forquilhinha, onde aprendeu a diferenciar os ônibus que circulam pela cidade, como os troncais (amarelinhos) e os alimentadores (branquinhos). Conheceram o Almoxarifado e constataram que a organização é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa, assim como nos estudos. Para finalizar a viagem as crianças tiveram a experiência de um mecânico, passando embaixo de um ônibus que estava na oficina e depois tomaram um banho dentro do ônibus na máquina de lavar.

O Turminha do Futuro é um projeto de responsabilidade social desenvolvido pelas empresas de transporte coletivo de Criciúma que através da metodologia de aulas-vivas estuda e conhece o município de Criciúma.



Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
Susane Galindro
Fones (48) 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Corpo de Bombeiros e Unesc no roteiro de alunos da Turminha do Futuro








Os alunos do E.E.B. José de Patta do bairro Colonial fizeram sua 4ª viagem
fantástica do Projeto Turminha do Futuro das empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma.
Nesta semana as crianças visitaram o Corpo de Bombeiros da cidade onde aprenderam como evitar incêndios, orientações para verificar em casa as instalações elétricas, e alertas para fios desencapados e o cuidado para não deixar mangueiras atrás do botijão de gás. Ouviram também um pouco sobre a história do Corpo de Bombeiros, conheceram as instalações e os meios de transportes utilizados para socorrer vítimas.
Após a visita aos Bombeiros, as crianças seguiram viagem até a UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense. Lá fizeram seu lanche, aprendendo noções de reciclagem como a separação do lixo em plástico, papel e orgânico. Conheceram a Biblioteca, a exposição de animais empalhados, e tiveram um encontro com alguns calouros que por ali estavam.
Para finalizar a viagem que está na 5ª unidade do Projeto, que fala sobre a insfraestrutura da cidade, os alunos visitaram a CTMAR – Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis. A visita ao local mostrou aos pequenos a importância da reciclagem para uma cidade.
Nesta quarta-feira, as crianças que participam do Projeto iniciaram as visitas as empresas de ônibus e a Associação Criciúma de Transporte Urbano (ACTU) para conhecer o funcionamento do transporte coletivo de Criciúma.
Este ano o Projeto contempla 540 crianças de 26 turmas de 19 escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma.


Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
Susane Galindro
Fones (48) 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto