Escola F. Naspolini
A grande maioria das pessoas de nossa região descendem desta etnia. Além disso, a maior contribuição deste povo faz parte, constantemente, de nossa vida: o idioma que falamos. É a etnia portuguesa, que chegou em Criciúma, em 1905. Não foram, contudo, os imigrantes de Portugal que chegaram aqui, mas seus descendentes, vindos de cidades como Laguna, Tubarão, Jaguaruna e Araranguá.
Assim foi a primeira Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber: cheia de curiosidades e muito conhecimento. Os pequenos conheceram as sete etnias e ainda contaram com a presença, na viagem, de Enedir Machado dos Passos, nora de um dos primeiros mineiros que chegaram em Criciúma.
A visitante complementou a aula viva contando a história do time Atlético Operária e do clube onde só podiam entrar pessoas negras. Os brancos, de acordo com ela, dançavam no clube União Mineira. Com as histórias, os pequenos aprenderam, entre outras coisas, a importância de respeitar o próximo.
QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...
“É uma aula que transmite muito conhecimento. Com estas aulas-vivas, as crianças assimilam muito melhor o conteúdo”.
Enedir Machado dos Passos
Visitante
“É um projeto maravilhoso. Aprendemos muito sobre as imigrações. As crianças jamais esquecerão esta aula e quando passarem, com os pais, pelos locais em que tiveram a aula-viva, vão explicar para eles tudo o que aprenderam”.
Regina Juvêncio De Lucca
Diretora
Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 - (48) 3437.4335
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário