quinta-feira, 17 de junho de 2010
Turminha do Futuro conhece história antiga e atual da economia criciumense e reflete sobre o futuro
Fazer compras com os pais, sair de casa e tomar um sorvete: ações simples e corriqueiras para grande parte das crianças. Mas, de onde vem o dinheiro para comprar as coisas? De onde vem nosso sustento? Estas são as questões que norteiam a 3ª unidade de viagens de estudos da Turminha do Futuro, que iniciou nesta semana. A unidade objetiva apresentar aos pequenos os aspectos econômicos de Criciúma.
Primeiro eles visitaram um lugar degradado por um material conhecido por Pirita, que é um rejeito do carvão. Conheceram também a história do surgimento do minério no mundo, ocorrido há, aproximadamente, 28 milhões de anos. Mas a admiração das crianças se deu quando ficaram sabendo que, no Brasil, o carvão foi descoberto em Lauro Müller, município bem próximo ao nosso. Além da história do minério, os pequenos compreenderam como era o processo de extração, como é hoje e como deverá ser no futuro.
As crianças também conheceram os modos de produção de alimentos, provindos da agricultura e pecuária. Um dos destaques da aula-viva foi a história da poluição da cadeia alimentar, onde um vegetal com agrotóxicos pode causar prejuízos para vários seres vivos, inclusive nós mesmos.
Depois de conhecer de onde vem grande parte de nossos alimentos, os pequenos visitaram uma indústria de elásticos do município. No local, compreenderam o funcionamento produtivo da empresa e entenderam que as pessoas trabalham para obter um retorno financeiro e, assim, poder comprar as coisas.
Uma parte da 5ª unidade das viagens de estudos foi adiantada e as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, da Casan. Ali, perceberam a importância de economizar água e reaproveitar materiais como o óleo de cozinha, que pode ser usado para fazer sabão ao invés de poluir a natureza. Para o pai de uma das crianças, José Carlos Leonardo, é interessante mostrar o funcionamento do sistema de tratamento de esgoto aos pequenos. “É muito importante que as crianças saibam como era o tratamento e como é feito atualmente”. O pai acrescentou, ainda, que as aulas-vivas são um incentivo para as crianças participarem mais da sociedade.
Essa é a Turminha do Futuro, um projeto de responsabilidade social das empresas de transporte coletivo de Criciúma – Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL - que leva as crianças a ver, conhecer e compreender o entorno e o mundo onde vivemos.
Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437-7267 . (48) 3437-4335
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Estúdio de televisão e planta pré-histórica marcam encerramento da 2ª unidade
Como são produzidos os telejornais? A pergunta feita por inúmeras crianças em todo o mundo tem respostas às vezes muito técnicas, difíceis de entender sem a visualização ou o complemento de uma aula viva. A Turminha do Futuro, que encerra a segunda unidade de viagens de estudos nesta terça-feira, 15, não só compreendeu o processo de produção dos telejornais, como visitou o estúdio em que são feitas as gravações.
Para as crianças, a experiência não tem explicação. “Quando chegar em casa vou contar aos meus pais que visitei um estúdio de televisão. Eles não vão acreditar”, afirma a pequena Maria Luiza Marcos Fernandes.
Além dos meios de comunicação, a Turminha do Futuro também conheceu, dentre outros temas, a localização, área, limites, relevo, hidrografia, clima e vegetação de Criciúma. Na vegetação, uma grande surpresa marcou a viagem de estudo dos pequenos. Eles conheceram uma planta pré-histórica: o Xaxim, vegetal que por muito tempo foi utilizado para a produção de vasos de flores.
Durante a segunda unidade das viagens de estudos, as crianças tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer uma casa ecologicamente correta, que conta até mesmo, com sistema de tratamento de esgoto próprio. Entenderam ali, a importância de cada um fazer sua parte em prol do meio ambiente.
Para o pai de uma das crianças participantes, Anilton Vargas, é inédito o apoio que as empresas de ônibus de Criciúma dão ao projeto Turminha do Futuro. “É um excelente trabalho. Minha filha sempre comenta sobre todos os lugares que vai”, ressalta.
A terceira unidade das viagens de estudos, que inicia na quarta-feira, 16, abordará temas relativos aos aspectos econômicos do município.
O Turminha do Futuro é um projeto de responsabilidade social das empresas de transportes coletivos de Criciúma – Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL.
Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 - (48) 3437.4335
Assinar:
Postagens (Atom)