quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Turminha faz pedidos pelo planeta

Mais saúde, educação e paz para o planeta Terra foram alguns dos pedidos feitos pelos alunos da Escola São Cristovão no “poço dos desejos”. A Turminha do Futuro aprendeu sobre os aspectos culturais, folclóricos e turísticos do município e revisitaram acontecimentos históricos da cidade. No Centro Cultural Jorge Zanatta, sede da Fundação Cultural de Criciúma, os alunos conheceram o primeiro poço, com função de abastecimento de água, existente em Criciúma e puderam exercitar a criatividade e desejar boas vibrações para o planeta.

A garotada se inteirou sobre a história e funcionamento da Fundação, que é responsável pela elaboração e promoção da maior parte dos eventos culturais do município. As crianças se encantaram ao ver o trabalho da Associação de Mosaico Musivaria que, no momento, está confeccionando um mural para o café de um dos supermercados da região. Viram ainda uma pequena coluna, em concreto, que foi fincada há muitos anos no solo para servir como marco do nível do mar.



Fez parte ainda da viagem de estudos da Turminha, pela sexta unidade do projeto, aprendizagens sobre eventos culturais, gastronomia típica das etnias, corais, carnaval, comemorações e pontos turísticos do município.

Conhecer a casa do Tigre, Estádio Heriberto Hülse, foi um dos momentos marcantes para as crianças que ficaram conhecendo a estrutura e funcionamento do local em dias de jogos. A sala de troféus do Criciúma Esporte Clube também foi um atrativo especial. “É muito legal e interessante. Adorei conhecer o campo do Tigre, eu nem sabia como entrava aqui”, conta o estudante João Victor Máximo, 10 anos.



No Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande a Turminha conheceu um pouco da história da imigração em Criciúma e puderam apreciar as peças antigas expostas no local que remetem a este passado e o cotidiano dos primeiros habitantes do município.



Outro ponto turístico visitado foi a Igreja Nossa Senhora da Salete, na Próspera, onde vitrais e entalhes foram conferidos bem de pertinho pelas crianças. “O projeto contribui para a aprendizagem das crianças, a gente percebe o entusiasmo deles. Na Turminha os alunos passam a entender melhor a própria história e isso se reflete no comportamento deles”, comentou a professora da Escola São Cristóvão, Vera Lúcia Ribeiro Goulart.



A Turminha do Futuro é um projeto de responsabilidade social das empresas associadas da ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) – Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL.


































Assessoria de Imprensa da ACTU
Almerice Rodrigues
3437-7267

Nenhum comentário:

Postar um comentário