segunda-feira, 26 de abril de 2010

Gestos que significam palavras


Para eles a comunicação através de símbolos é o principal meio de expressarem o que pensam. São as pessoas com deficiência auditiva, que aprendem e ensinam através da linguagem de sinais. O projeto Turminha do Futuro deste ano, tem a participação de quatro crianças da escola São Cristovão que não ouvem, mas aprendem muito com as aulas vivas, tudo com a ajuda de uma professora bilíngüe, de português e língua de sinais.

Uma das alunas com problemas auditivos, Évillin Domingos Vieira, explicou com gestos, tudo o que aprendeu com a aula viva. “Aprendi sobre os negros, espanhóis e italianos. Gostei de ver como eles faziam as casas. Aprendi que os primeiros imigrantes a chegarem em Criciúma foram os italianos”, afirmou na linguagem de sinais. Para a professora bilíngüe, Anivaldi da Soller de Freitas, as viagens fortalecem o conteúdo trabalhado em sala de aula porque as crianças que tem deficiência auditiva apresentam dificuldades no aprendizado e com apoio visual elas compreendem melhor. “Todas as aulas dessas crianças deveriam ser assim: teoria aliada com prática”, enfatizou.

Várias pessoas que encontram a Turminha do Futuro durante as viagens de estudo na Praça Nereu Ramos, principalmente, acompanham a aula. Foi o que fez Márcia Moro, também deficiente auditiva, que viu a professora bilíngüe dando aulas e se interessou pelo projeto que inclui crianças que, assim como ela, não podem ouvir. Eloisa de Freitas Frasseto, moradora de Urussanga, também acompanhou a aula na Praça. “É um projeto maravilhoso, um modo de guardar e manter viva a memória da cidade na mente dos pequenos”, afirmou.

Para as pessoas com deficiência auditiva, tudo o que é novo é “batizado” com algum símbolo. Assim quando conhecem alguém, por exemplo, criam um gesto que sempre caracterizará aquela única pessoa. É como se fosse um novo nome em linguagem de sinais. Uma característica dos deficientes auditivos, contudo, é marcante: quando buscam um gesto para caracterizar algo ou alguém, eles percebem a principal característica física, seja o cabelo comprido, seja um brinco grande, seja uma unha pintada. Apresentam, portanto, uma percepção bastante aguçada.

O Turminha do Futuro é um projeto de responsabilidade social das empresas de transporte coletivo de Criciúma – Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL. Nesta primeira unidade, as crianças conhecem os aspectos históricos do município de Criciúma, como as histórias dos primeiros imigrantes que chegaram por aqui.


Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
3437-7267

Nenhum comentário:

Postar um comentário