O reinicio do Projeto Turminha do Futuro na manhã desta segunda-feira (19 de abril) inspirou-se na data comemorativa de hoje, o Dia do Índio.
“Hoje, nós somos os índios carijós, os primeiros habitantes de Criciúma”, disse a autora do Projeto, Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer, aos 24 alunos da terceira série da Escola Humberto de Campos.
A aula viva do Projeto iniciou na Praça Nereu Ramos, exatamente, explicando aos estudantes que quando os italianos aqui chegaram os índios carijós já habitam nossa cidade. Dos italianos, aos negros, espanhóis, árabes, poloneses, portugueses e alemães marcaram as etnias colonizadoras de Criciúma e fazem parte da primeira unidade do Projeto.
“Aprendi que os espanhóis vieram para trabalhar nas minas de carvão. Aprender vendo é mais divertido”, conta o pequeno João Gabriel Cardoso.
Em seu quarto ano atividade, o Projeto Turminha do Futuro das empresas de transporte coletivo de Criciúma tem muito a comemorar. Foram contempladas 100% das escolas da rede particular, 90% da rede estadual e 79% da rede municipal, sendo atendidos 2500 alunos. Neste ano serão atendidas 21 escolas e um total de 620 alunos.
“Este projeto é inovador. Traz um novo ângulo para as nossas crianças que saem da sala de aula e vivenciam a história ao vivo, destaca a professora e representante da comunidade do bairro Pio Correa, Márcia Vignali.
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
Jornalista Deize Felisberto3437-7267
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário