sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Lições de cidadania: reciclagem e destino do lixo são temas da Turminha


Para onde será que é levado o lixo que produzimos em Criciúma? Com este questionamento a Turminha do Futuro iniciou mais uma aula-viva nesta quinta-feira, dia 19. Respostas como “eles enterram o lixo”, puderam ser ouvidas dos alunos do 4º ano, turma 41, da Escola Oswaldo Hülse, que aprenderam sobre a infraestrutura do município, segurança e em especial sobre o sistema de coleta e destino dos resíduos que a cidade produz.

A primeira parada foi na Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Ctmar) de Criciúma, no bairro Sangão. A garotada assistiu a uma aula de cidadania. Conheceram os diferentes tipos de materiais recicláveis que a cooperativa seleciona como papelão, papel branco e diferentes tipos de plásticos.

“Para mim isso não é lixo, é material reciclável e somos 20 famílias sobrevivendo disto aqui. Nós separamos, ou seja, fazemos a triagem destes objetos e vendemos para garantir nossa sobrevivência”, relatou o coordenador da Ctmar, Zacarias Vinícius Rosa, para os pequenos.

A viagem prosseguiu em direção ao município de Içara, onde a Turminha pode conhecer o aterro sanitário e industrial da Santec, local para o qual é levado o lixo recolhido em Criciúma.



A auxiliar administrativo da empresa, Naiara Bonfante, falou para as crianças sobre a importância do destino correto dos resíduos produzidos pela população. “O aterro sanitário não polui, não contamina o ar, nem a água e não tem mau cheiro”, explicou, acrescentando que “o chorume (água que escoa do lixo) cai nos tanques de armazenamento e depois são levadas para uma estação de tratamento”.

Na Santec, além das áreas de aterro do lixo industrial e residencial, a Turminha do Futuro pode ainda conhecer a Unidade de Tratamento de Resíduos de Saúde. Numa autoclave estes materiais são esterilizados.

Os alunos ainda fizeram uma trilha numa área de reflorestamento, torcendo para encontrarem os macacos que têm visitado a mata para comer coquinhos. No entanto na tarde desta quinta-feira eles não apareceram.

Uma sementinha começa a germinar


A aula-viva na Ctmar despertou a vontade da Turminha em contribuir pela preservação do meio ambiente. A professora do 4º ano da Escola Oswaldo Hülse, Teresinha Silveira, disse que vai tentar mobilizar a comunidade para selecionar os materiais recicláveis e doar para a cooperativa.

“Vou propor a ideia para a escola na reunião pedagógica, mas vou implantar a coleta seletiva pelo menos com meus alunos”, garantiu Teresinha. Para ela depois da aprendizagem sobre reciclagem e destino correto do lixo os educandos vão ter maior consciência quanto à preservação do meio ambiente, além disso, vão disseminar este conhecimento para a família.

O estudante Guilherme Vitorino Cândido se prontificou a colaborar. “A partir de agora vou separar o lixo”, prometeu.

Projeto de responsabilidade social das empresas associadas da ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) – Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL – a Turminha do Futuro motiva crianças de 7 a 10 anos para o exercício da cidadania.

Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
Almerice Rodrigues
3437-7267

Mais fotos















Nenhum comentário:

Postar um comentário