quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alunos participam de última viagem do Projeto Turminha do Futuro


O Projeto Turminha do Futuro está encerrando as atividades do ano de 2010. Na sétima viagem de estudos, os alunos aprendem sobre os aspectos políticos e administrativos do município de Criciúma. Emancipação política, Poderes municipais e símbolos municipais são os principais temas abordados, através de uma metodologia interdisciplinar composta de aulas vivas. As empresas associadas da ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) – Auto Viação Critur, Expresso Forquilhinha, Expresso Rio Maina e ZTL, são as patrocinadoras do projeto.

Ao longo do roteiro percorrido pelas turmas, os estudantes puderam conhecer pessoalmente várias autoridades do município, como o prefeito Clésio Salvaro, o presidente da Câmara, Edson do Nascimento, juízes e promotores.Na Câmara de Vereadores, os alunos da Escola Professor Pedro da Ré, simularam uma sessão, tendo como presidente da Casa o estudante Mateus Luiz Fernandes. “A atividade me deixou muito feliz, gostei muito. A Turminha é muito legal”, disse Mateus.

O resultado da brincadeira foi a aprovação de um projeto de uma lei, fictícia, que garante às crianças escola em tempo integral, com direito a atividades esportivas e de recreação. “É uma história de aprendizagem que vai ficar para o resto da vida dos alunos. O projeto deveria ser ampliado”, ressalta a professora da Escola Pedro da Ré, Salete Fernandes Pavei.

Na última etapa do projeto a Turminha ainda conheceu o funcionamento do Poder Executivo, visitando a Prefeitura Municipal e do Judiciário, no Fórum do município. O Projeto Turminha do Futuro baseia-se na interdisciplinaridade dos conhecimentos. Numa das associações a professora do projeto, Marlene Marcos Laranjeira, fez a correlação entre a sétima viagem de estudos e a tabuada de sete, uma oportunidade para a garotada reforçar o conteúdo de matemática.

O pai da aluna Débora, o técnico contábil José Carlos Castro, acompanhou o projeto pela primeira vez. “Para mim deveria ter mais vezes. É uma oportunidade de integrar a comunidade, além de permitir às crianças uma aprendizagem em ambientes diferentes”.











































Almerice Rodrigues
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
48 - 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto

Nenhum comentário:

Postar um comentário