O projeto Turminha do Futuro, realizado pelas empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma, retoma suas viagens de estudos pelo município de Criciúma nesta terça-feira (29 de março), incluindo 540 crianças de 26 turmas de 19 escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma. Segundo a autora do Projeto, Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer, este ano o projeto pretende dar continuidade a sua proposta de trabalhar a arte do aprender. “Estamos vivendo numa sociedade, onde, as mudanças são rápidas e radicais. O conhecimento adquire novo significado a cada momento. Pensamos, de acordo com a UNESCO, trabalhar a arte do aprender. “Aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a conviver” e “aprender a ser”. Será essa a direção que os olhares do projeto pretendem alcançar com a metodologia de aulas vivas”, explica Iracema.
O projeto que este ano completa cinco anos de atividades, já atendeu desde 2007, 72 escolas e mais de 2.500 alunos, somando 100 turmas da rede municipal, estadual e particular de ensino. Para percorrer o Mundo do Saber, o ônibus Amarelinho, realizou 702 viagens, conduzindo alunos, professores, pais e líderes da comunidade pelos caminhos do município de Criciúma. Para estes quatro anos de projeto, a autora Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer faz um balanço dos resultados significativos que já foram alcançados.
“A proposta pedagógica – A Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber foi avaliada sobre o olhar crítico cientifico sendo considerada um conhecimento válido para Criciúma, Santa Catarina e Brasil. O projeto foi reconhecido a nível estadual e nacional na categoria de responsabilidade social. Hoje, há interesse internacional em conhecer o projeto que é uma realidade criciumense. Pais, comunidade e alunos estão construindo seus próprios projetos”, observa Iracema.
Pedagogia do pensar com as crianças da Turminha do Futuro
Dentro da proposta do Projeto está a preocupação em trabalhar a Pedagogia do Pensar com as crianças. Segundo a autora Iracema, essa metodologia significa que aprender também é aprender a pensar.
“Se quisermos cidadão conscientes, éticos, críticos, conhecedores da sua história é necessário desde muito cedo, estimular as crianças a prática do questionamento, da reflexão, através de atividades que as levem a pensar claro, coerente e reflexivo”, explica Iracema.
Os primeiros alunos que iniciam as aulas vivas nesta terça-feira são as crianças da Escola Básica José de Patta, do bairro Colonial.
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