terça-feira, 29 de março de 2011

Colonização é a primeira lição da Turminha do Futuro




Conhecer as setes etnias que colonizaram Criciúma foi a primeira aula-viva dos 16 alunos da Escola José de Patta. A aula que começou na Praça Nereu Ramos trouxe muitas descobertas para as crianças que neste ano conhecerão toda a história do município através das sete viagens do Projeto.
Na Praça, os alunos conheceram o capim de Criciúma, o monumento aos negros, as pedras que moveram o primeiro moinho de farinha da cidade e o monumental mineiro de bronze. Dali, o ônibus amarelinho seguiu com as crianças para a Praça Santa Bárbara onde puderam descobrir que nas imediações da igreja residia o operariado que deu nome ao bairro e trouxe para Criciúma a etnia Negra. Também por ali, bem ao lado da imponente igreja foram instalados os imigrantes espanhóis, trazidos a Criciúma para melhorar a tecnologia da mineração. A viagem seguiu até o fim da manhã por outros locais que contam a história das demais etnias da cidade.
Pais, professores e representantes da comunidade também participaram do Projeto nesta manhã de terça-feira. “Achei muito significativo este trabalho. Os alunos podem constatar pessoalmente aquilo que falamos em sala de aula”, diz a professora Ana Claúdia Tomaz. Para a mãe de uma das alunas a experiência está sendo ótima. “Estou muito entusiasmada. Participei da apresentação do projeto aos pais e estou achando tudo excelente. Quero poder participar de todas as viagens com a minha filha”, comenta Gisele Borges.
Para a pedagoga do Projeto, Marlene Marcos Laranjeira, a cada iniciou de ano temos uma nova expectativa com o trabalho. “A cada ano são novas turmas, é como se fosse tudo novo pela primeira vez”, observa.
O Projeto Turminha do Futuro é realizado pelas empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma. Este ano contempla 540 crianças de 26 turmas de 19 escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma
O Projeto que este ano completa cinco anos de atividades, já atendeu desde 2007, 72 escolas e mais de 2.500 alunos, somando 100 turmas da rede municipal, estadual e particular de ensino. Para percorrer o Mundo do Saber, o ônibus Amarelinho, realizou 702 viagens, conduzindo alunos, professores, pais e líderes da comunidade pelos caminhos do município de Criciúma. Nestes quatro anos de projeto, a autora Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer faz um balanço dos resultados significativos que já foram alcançados.
“A proposta pedagógica – A Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber foi avaliada sobre o olhar crítico cientifico sendo considerada um conhecimento válido para Criciúma, Santa Catarina e Brasil. O projeto foi reconhecido a nível estadual e nacional na categoria de responsabilidade social. Hoje, há interesse internacional em conhecer o projeto que é uma realidade criciumense. Pais, comunidade e alunos estão construindo seus próprios projetos”, observa Iracema.

Pedagogia do pensar com as crianças da Turminha do Futuro

Dentro da proposta do Projeto está a preocupação em trabalhar a Pedagogia do Pensar com as crianças. Segundo a autora Iracema, essa metodologia significa que aprender também é aprender a pensar.
“Se quisermos cidadão conscientes, éticos, críticos, conhecedores da sua história é necessário desde muito cedo, estimular as crianças a prática do questionamento, da reflexão, através de atividades que as levem a pensar claro, coerente e reflexivo”, explica Iracema.

Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
Jornalista Deize Felisberto
48 - 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto

Nenhum comentário:

Postar um comentário