quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Empresários participam de encerramento da Turminha





No último dia do encerramento da turminha do futuro de 2011, as escolas participantes fizeram apresentações de teatro, dança, música e até jogral. Os alunos das escolas EMIEEF Profº Moacyr Jardim de Menezes, EMEIEF Núcleo Hercilio Luz, EMEIEF Judite Duarte de Oliveira, EMEIEF Honório Dal Toé, EEB José de Patta, EMEIEF Ubaldina Ghedim, Colégio Fundamental Bem-me-quer e o Colégio São Bento, receberam um certificado e ganharam as mochilas e apostilas utilizadas nas viagens.
Entre a comissão organizadora para entregar os certificados, estavam os empresários Daniel Dário da Critur, Décio Tiscoski da Expresso Forquilhinha e a autora do Projeto, Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer.
Emoção e muita criatividade marcaram este dia. Trabalhos elaborados pelas crianças puderam transmitir o conhecimento que obtiveram da cidade em que vivem. Maquetes, redações, poemas, e até televisão de madeira com notícias de Criciúma estavam em exposição.

Novo Texto Comunicação

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Encerramento Turminha 2011





Surpresas marcam encerramento da Turminha do Futuro

Os alunos do Projeto Turminha do Futuro estão encerrando durante o dia desta terça e quarta-feira as atividades do ano. Momentos de surpresa o marcam o evento, tanto para alunos quanto para os pais, professores e diretores das empresas de transporte coletivo. De um lado, as crianças se surpreendem com o recebimento do certificado de participação no projeto e do outro o público se encanta com as apresentações dos estudantes que mostram com muita criatividade através da dança, música, poemas e encenações o que aprenderam durante as aulas vivas do projeto.
O encerramento que acontece no Salão de Festas da Igreja Santa Bárbara também traz um enorme exposição de trabalhos e maquetas desenvolvidas pelas 640 crianças, das 23 escolas, durante o ano.
“Este projeto faz as crianças gostarem de aprender. Tenho certeza que a participação no projeto fará a diferença na vida das crianças”, ressaltou a autora do Projeto, Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer.
As escolas recebem uma placa de participante do Projeto.
O evento acontece até às 17 horas de hoje.
O Projeto
Na Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao mundo do Saber as crianças viajam de ônibus pelo município, conhecendo sua terra, sua história e sua gente. Os alunos, através de aulas vivas, in loco tem oportunidade de ver, olhar, tocar, conhecer, perguntar, questionar, entender, pensar, interagindo com pessoas e instituições. O projeto é desenvolvimento pelas empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma.






Turminha do Futuro recebe Moção de Aplauso



Foi aprovada na sessão desta terça-feira Moção de Aplauso à Turminha do Futuro, uma iniciativa da Associação das Empresas de Transporte Urbano de Criciúma (ACTU) constituída pelas empresas, Expresso Coletivo Forquilhinha, Auto Viação Critur e ZTL Transporte Coletivo.

“Investir em programas que garantam o desenvolvimento das crianças é uma imperiosa necessidade ética, porque assegura as bases para a dignidade humana, social, econômica e exige dos gestores públicos políticas assertivas e integradas com a participação e fiscalização da sociedade. Quando se está empenhado num projeto, como o de aprender, é preciso dedicação e interesse: fazer perguntas, pesquisar, explorar os vários meios de aproveitar aquele conteúdo”, afirma a vereadora Tati Teixeira (PSD), autora da moção.

A Turminha do Futuro é um projeto que atende crianças com idade entre sete e dez anos, matriculadas nas escolas da rede municipal, estadual e particular. Consiste num estudo realizado no município pelas crianças, onde se utiliza como meio físico de viagem um ônibus-personagem chamado “Amarelinho”. O objetivo do projeto é o conhecimento da cidade, com todas as suas inter-relações humanas, econômicas, políticas e sociais; o conhecimento da infraestrutura de apoio, da saúde e educação, bem como os serviços públicos de água, esgoto, eletricidade, sistema viário de transporte, comunicação e as instituições públicas, como a Prefeitura, a Câmara Municipal e o Fórum.


Informações Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores: Daniela Niero JP/SC 1323

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Estudantes encerram atividades da Turminha do Futuro

Nesta terça e quarta-feira, o Projeto Turminha do Futuro encerra as atividades deste ano. O evento de encerramento inicia a partir das 9 horas, no Salão de Festas da Igreja Santa Bárbara. Os estudantes receberão certificados de participação e camisetas. As escolas uma placa de participante do Projeto.
Este ano foram contemplados 540 crianças de 26 turmas de 19 escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma.
O projeto que este ano completa cinco anos de atividades, já atendeu desde 2007, 72 escolas e mais de 2.500 alunos, somando 100 turmas da rede municipal, estadual e particular de ensino. Para percorrer o Mundo do Saber, o ônibus Amarelinho, realizou 702 viagens, conduzindo alunos, professores, pais e líderes da comunidade pelos caminhos do município de Criciúma.

Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
3437-7267

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Empresas de ônibus vencem Prêmio Ser Humano

Prêmio é uma realização da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH/SC
As empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma, que integram a Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), foram vencedoras do Prêmio Ser Humano 2011, na categoria Projetos Sociais pelo projeto de responsabilidade social “A Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber”.
O evento de premiação acontece nesta sexta-feira, 28 de outubro, às 20 horas, na ACIB - Associação Comercial e Industrial de Brusque.
O Prêmio é uma realização da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH – SC, e tem como objetivo reconhecer o profissional e a organização que em seu escopo de atividade tenham realizado contribuições relevantes para a evolução da prática de Gestão de Pessoas, visando promover o desenvolvimento humano e das organizações.
“Os colaboradores das empresas estão envolvidos ativamente no desenvolvimento das atividades do projeto. Esta premiação é o reconhecimento deste trabalho”, salienta a autora do Projeto Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer.
Na Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao mundo do Saber as crianças viajam de ônibus pelo município, conhecendo sua terra, sua história e sua gente. Os alunos, através de aulas vivas, in loco tem oportunidade de ver, olhar, tocar, conhecer, perguntar, questionar, entender, pensar, interagindo com pessoas e instituições.
A Turminha do Futuro já foi reconhecida nacionalmente pela Associação Nacional de Transporte Público - ANTP na Bienal de Marketing na Categoria Responsabilidade Social e como “Empresa Cidadã” pela Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB/ SC. Neste mês de outubro, as empresas também foram convidadas a apresentar o projeto na Itália.

Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
3437-7267

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Turminha visita Fórum e Estádio Heriberto Hülse


Os estudantes da escola Escola Municipal Profª Mª De Loudes Carneiro, da Vila Francesa, de Criciúma, realizaram sua viagem da 6ª unidade do Projeto de Responsabilidade Social Turminha do Futuro nesta quarta-feira. As crianças estiveram no Fórum da cidade, conheceram todo o prédio e o seu funcionamento. Em conversa, com a Juíza Débora Zanini da 2ª Vara Criminal de Criciúma, puderam esclarecer algumas dúvidas e levar para casa a mensagem de que as drogas não trazem nenhum benefício. Através de uma atividade proposta pela Professora do Projeto Marlene Larangeira realizaram um teatro, onde puderam aprender como funciona um julgamento.
O Estádio Heriberto Hülse também estava no itinerário das crianças, lá elas aprenderam a história e a origem do campo de futebol da cidade, desfrutando de um delicioso lanche. Puderam observar cada parte, onde ficam os torcedores, a imprensa, os torcedores do time visitante, além de contemplarem de perto os troféus da casa.
A última parada da Turminha foi no Museu Augusto Casagrande. As crianças ficaram impressionadas com tudo o que viram e ouviram sobre a história de Criciúma.

Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
Susane Galindro
Fones (48) 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Turminha conhece sistema de transporte coletivo de Criciúma






Modelo de Transporte que é referência no Brasil foi apresentado as crianças

A turminha do futuro do Colégio São Bento conheceu as empresas realizadoras do projeto na sua 5ª viagem fantástica. Em passagem pela Auto Viação Critur, as crianças puderam aprender, além da história dos ônibus, a necessidade de um bom transporte coletivo em uma cidade como Criciúma onde 55 mil habitantes circulam todos os dias na cidade. As crianças aprenderam que com o transporte coletivo, reduz-se a poluição por emissão de gases na cidade e as estradas também sofrem menos, devido ao número de veículos que circulam todos os dias.

Na sequência da viagem os alunos foram até o Terminal Central para conhecerem a Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU). Lá puderam constatar que Criciúma tem seu modelo de transporte coletivo reconhecido nacionalmente. Conheceram todos os cartões do sistema de bilhetagem eletrônica e seus benefícios para o público.

A turminha também visitou a empresa Expresso Coletivo Forquilhinha, onde aprendeu a diferenciar os ônibus que circulam pela cidade, como os troncais (amarelinhos) e os alimentadores (branquinhos). Conheceram o Almoxarifado e constataram que a organização é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa, assim como nos estudos. Para finalizar a viagem as crianças tiveram a experiência de um mecânico, passando embaixo de um ônibus que estava na oficina e depois tomaram um banho dentro do ônibus na máquina de lavar.

O Turminha do Futuro é um projeto de responsabilidade social desenvolvido pelas empresas de transporte coletivo de Criciúma que através da metodologia de aulas-vivas estuda e conhece o município de Criciúma.



Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
Susane Galindro
Fones (48) 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Corpo de Bombeiros e Unesc no roteiro de alunos da Turminha do Futuro








Os alunos do E.E.B. José de Patta do bairro Colonial fizeram sua 4ª viagem
fantástica do Projeto Turminha do Futuro das empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma.
Nesta semana as crianças visitaram o Corpo de Bombeiros da cidade onde aprenderam como evitar incêndios, orientações para verificar em casa as instalações elétricas, e alertas para fios desencapados e o cuidado para não deixar mangueiras atrás do botijão de gás. Ouviram também um pouco sobre a história do Corpo de Bombeiros, conheceram as instalações e os meios de transportes utilizados para socorrer vítimas.
Após a visita aos Bombeiros, as crianças seguiram viagem até a UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense. Lá fizeram seu lanche, aprendendo noções de reciclagem como a separação do lixo em plástico, papel e orgânico. Conheceram a Biblioteca, a exposição de animais empalhados, e tiveram um encontro com alguns calouros que por ali estavam.
Para finalizar a viagem que está na 5ª unidade do Projeto, que fala sobre a insfraestrutura da cidade, os alunos visitaram a CTMAR – Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis. A visita ao local mostrou aos pequenos a importância da reciclagem para uma cidade.
Nesta quarta-feira, as crianças que participam do Projeto iniciaram as visitas as empresas de ônibus e a Associação Criciúma de Transporte Urbano (ACTU) para conhecer o funcionamento do transporte coletivo de Criciúma.
Este ano o Projeto contempla 540 crianças de 26 turmas de 19 escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma.


Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
Susane Galindro
Fones (48) 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto Turminha do Futuro é apresentado em Congresso Internacional


Nesta sexta-feira, o projeto Turminha do Futuro das empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma, foi apresentado no 5º Congresso Internacional de Educação da Unibave, de Orleans. A autora do Projeto, Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer, apresentou o artigo científico durante o evento que iniciou nesta quinta-feira e termina amanhã. O Congresso reúne grandes palestras com representantes de universidades da Suécia, Polônia, Colômbia, Argentina, Espanha, Peru e Brasil, reunindo cerca de 500 pessoas. Além das apresentações de artigos científicos e palestras, são realizadas oficinas durante o evento. A apresentação de uma aula-viva do Turminha do Futuro estava entre uma das oficinas. No período da tarde um grupo de cerca de 30 pessoas participantes do Congresso esteve em uma viagem do Projeto.
Para a professora da Unochapecó, Sônia Monego, a integração da teoria com a prática é sensacional. “Essa ligação torna o ensino mais interessante e mais curioso”, opina. A também professora da Unochapecó, Aurora Brastalin, diz que o link com o conhecimento que o aluno já possui torna o projeto ainda mais atrativo. “Ele vai vivenciar aquilo que já aprendeu na sala de aula e até em casa. Este projeto é uma visão progressista, com resultados a médio e a longo prazo com os estudantes”.
O administrador das empresas de transportes Expresso Coletivo Forquilhinha e Rio Maina, David Tiscoski, salientou que as empresas de transporte prestam um serviço público com responsabilidade social na cidade. “Os primeiros alunos que participaram da Turminha do Futuro estarão prestando o ENEM em 2013, e é nesta avaliação que queremos comprovar o resultado do nosso projeto”, destaca.
O grupo recebeu ao final da viagem um kit com os livros do Projeto.

Novo Texto Comunicação
Deize Felisberto
3437-7267

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Turminha conhece economia da região






O dia desta segunda-feira (13 de junho) começou diferente para os alunos da Escola Miguel Giacca do bairro Rio Maina que puderam conhecer o funcionamento de uma gráfica da região. Os alunos que participam do Projeto Turminha do Futuro, das empresas de transporte coletivo de Criciúma, visitaram e entenderam de perto desde a criação de um material gráfico até a entrega ao cliente. A quarta unidade do Projeto fala sobre os aspectos econômicos do município de Criciúma onde as crianças aprendem de onde vem o nosso sustento. São apresentados a eles a agricultura, mineração, industriais, comércio, pecuária, agropecuária e prestação de serviços.
“Além do aprendizado, temos uma aula de geografia e história. Nos alunos percebemos um grande interesse nas disciplinas, após as viagens”, diz o diretor da escola Miguel Giacca, Geovane Alexandre João.
Para a mãe Marilene Natal que acompanha a filha na viagem o aprendizado é único. “É a segunda vez que acompanho a minha filha nas viagens, aprendemos juntas. Percebo o entusiasmo dela nas explicações durante a viagem e em casa também”, conta.
Após conhecer a gráfica, os alunos tiveram uma aula-viva no Morro Estevão, conhecido como “Morro das Bananeiras” que possui 800 hectares de produção de banana.
Antes de encerrar a manhã, a turminha conheceu a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, que atende hoje 45 mil habitantes.
O projeto já visitou nesta unidade as empresas: Ouro Negro, CristalColor, Pierini, Carbonífera Rio Deserto, Giassi Supermercados, Eliane Revestimentos Cerâmicos, Dopping e Delta Print.



Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
Deize Felisberto
Fones (48) 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estudantes da Turminha do Futuro conhecem espécie vegetal da Era dos Dinossauros







A visita a uma reserva da Mata Atlântica é uma das aulas – vivas dos alunos da Turminha do Futuro na segunda unidade do Projeto. A reserva que fica localizada no bairro Mina do Mato abriga árvores ameaçadas de extinção, entre elas uma que não sofreu transformação desde o tempo em que os dinossauros viviam neste planeta, a Dicksonia selowiana, popularmente conhecida como Xaxim, que corre o risco de sumir do mapa. Sua extração está proibida em todo o território. O clima e a vegetação fazem parte das aulas onde os alunos se encantam com a biodiversidade da nossa mata.
Essa unidade do Projeto que segue até 20 de maio trata dos aspectos físicos e territoriais do nosso município. Os alunos estudam temas como o relevo da cidade, onde conhecem Morros de Criciúma, entre eles o Cechinel.
“Na primeira unidade ensinamos aos alunos a história do município, começando pelos índios que aqui habitavam, em seguida chegam os imigrantes que integram as sete etnias que colonizaram nossa cidade. O tema da segunda unidade entra para fazer com que os alunos conheçam a nossa cidade nos aspectos geográficos e demográficos”, explica a pedagoga da Turminha do Futuro, Marlene Marcos Larangeira.

Para a professora Enivânia Rodrigues, do Colégio Lindolfo Collor, toda a educação deveria ser como o projeto Turminha do Futuro, aulas teóricas e práticas. “Os alunos não faltam no dia do Projeto, já estamos começando a perceber as diferenças na sala de aula. A visualização facilita a aprendizado”, diz.

Durante a segunda unidade das viagens de estudos, as crianças têm, ainda, a oportunidade de conhecer uma casa ecologicamente correta, que conta até mesmo, com sistema de tratamento de esgoto próprio. Entendem ali, a importância de cada um fazer sua parte em prol do meio ambiente.
Nesta unidade os alunos também visitam um estúdio de televisão para entender como funciona a produção dos telejornais.



Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
Jornalista Deize Felisberto
3437-7267

terça-feira, 29 de março de 2011

Colonização é a primeira lição da Turminha do Futuro




Conhecer as setes etnias que colonizaram Criciúma foi a primeira aula-viva dos 16 alunos da Escola José de Patta. A aula que começou na Praça Nereu Ramos trouxe muitas descobertas para as crianças que neste ano conhecerão toda a história do município através das sete viagens do Projeto.
Na Praça, os alunos conheceram o capim de Criciúma, o monumento aos negros, as pedras que moveram o primeiro moinho de farinha da cidade e o monumental mineiro de bronze. Dali, o ônibus amarelinho seguiu com as crianças para a Praça Santa Bárbara onde puderam descobrir que nas imediações da igreja residia o operariado que deu nome ao bairro e trouxe para Criciúma a etnia Negra. Também por ali, bem ao lado da imponente igreja foram instalados os imigrantes espanhóis, trazidos a Criciúma para melhorar a tecnologia da mineração. A viagem seguiu até o fim da manhã por outros locais que contam a história das demais etnias da cidade.
Pais, professores e representantes da comunidade também participaram do Projeto nesta manhã de terça-feira. “Achei muito significativo este trabalho. Os alunos podem constatar pessoalmente aquilo que falamos em sala de aula”, diz a professora Ana Claúdia Tomaz. Para a mãe de uma das alunas a experiência está sendo ótima. “Estou muito entusiasmada. Participei da apresentação do projeto aos pais e estou achando tudo excelente. Quero poder participar de todas as viagens com a minha filha”, comenta Gisele Borges.
Para a pedagoga do Projeto, Marlene Marcos Laranjeira, a cada iniciou de ano temos uma nova expectativa com o trabalho. “A cada ano são novas turmas, é como se fosse tudo novo pela primeira vez”, observa.
O Projeto Turminha do Futuro é realizado pelas empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma. Este ano contempla 540 crianças de 26 turmas de 19 escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma
O Projeto que este ano completa cinco anos de atividades, já atendeu desde 2007, 72 escolas e mais de 2.500 alunos, somando 100 turmas da rede municipal, estadual e particular de ensino. Para percorrer o Mundo do Saber, o ônibus Amarelinho, realizou 702 viagens, conduzindo alunos, professores, pais e líderes da comunidade pelos caminhos do município de Criciúma. Nestes quatro anos de projeto, a autora Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer faz um balanço dos resultados significativos que já foram alcançados.
“A proposta pedagógica – A Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber foi avaliada sobre o olhar crítico cientifico sendo considerada um conhecimento válido para Criciúma, Santa Catarina e Brasil. O projeto foi reconhecido a nível estadual e nacional na categoria de responsabilidade social. Hoje, há interesse internacional em conhecer o projeto que é uma realidade criciumense. Pais, comunidade e alunos estão construindo seus próprios projetos”, observa Iracema.

Pedagogia do pensar com as crianças da Turminha do Futuro

Dentro da proposta do Projeto está a preocupação em trabalhar a Pedagogia do Pensar com as crianças. Segundo a autora Iracema, essa metodologia significa que aprender também é aprender a pensar.
“Se quisermos cidadão conscientes, éticos, críticos, conhecedores da sua história é necessário desde muito cedo, estimular as crianças a prática do questionamento, da reflexão, através de atividades que as levem a pensar claro, coerente e reflexivo”, explica Iracema.

Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
Jornalista Deize Felisberto
48 - 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto

segunda-feira, 28 de março de 2011

Viagens encantadas da Turminha do Futuro recomeçam nesta terça-feira

O projeto Turminha do Futuro, realizado pelas empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma, retoma suas viagens de estudos pelo município de Criciúma nesta terça-feira (29 de março), incluindo 540 crianças de 26 turmas de 19 escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma. Segundo a autora do Projeto, Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer, este ano o projeto pretende dar continuidade a sua proposta de trabalhar a arte do aprender. “Estamos vivendo numa sociedade, onde, as mudanças são rápidas e radicais. O conhecimento adquire novo significado a cada momento. Pensamos, de acordo com a UNESCO, trabalhar a arte do aprender. “Aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a conviver” e “aprender a ser”. Será essa a direção que os olhares do projeto pretendem alcançar com a metodologia de aulas vivas”, explica Iracema.
O projeto que este ano completa cinco anos de atividades, já atendeu desde 2007, 72 escolas e mais de 2.500 alunos, somando 100 turmas da rede municipal, estadual e particular de ensino. Para percorrer o Mundo do Saber, o ônibus Amarelinho, realizou 702 viagens, conduzindo alunos, professores, pais e líderes da comunidade pelos caminhos do município de Criciúma. Para estes quatro anos de projeto, a autora Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer faz um balanço dos resultados significativos que já foram alcançados.
“A proposta pedagógica – A Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber foi avaliada sobre o olhar crítico cientifico sendo considerada um conhecimento válido para Criciúma, Santa Catarina e Brasil. O projeto foi reconhecido a nível estadual e nacional na categoria de responsabilidade social. Hoje, há interesse internacional em conhecer o projeto que é uma realidade criciumense. Pais, comunidade e alunos estão construindo seus próprios projetos”, observa Iracema.

Pedagogia do pensar com as crianças da Turminha do Futuro

Dentro da proposta do Projeto está a preocupação em trabalhar a Pedagogia do Pensar com as crianças. Segundo a autora Iracema, essa metodologia significa que aprender também é aprender a pensar.
“Se quisermos cidadão conscientes, éticos, críticos, conhecedores da sua história é necessário desde muito cedo, estimular as crianças a prática do questionamento, da reflexão, através de atividades que as levem a pensar claro, coerente e reflexivo”, explica Iracema.
Os primeiros alunos que iniciam as aulas vivas nesta terça-feira são as crianças da Escola Básica José de Patta, do bairro Colonial.

Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
48 - 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto

segunda-feira, 21 de março de 2011

PAIS CONHECEM PROGRAMAÇÃO DO TURMINHA DO FUTURO 2011




Mais de 300 pais e muitas crianças acompanharam nesta quinta-feira a apresentação das atividades do projeto de responsabilidade social Turminha do Futuro em 2011. O projeto, realizado pelas empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma, retoma suas viagens de estudos pelo município de Criciúma no próximo dia 29 de março, incluindo 540 crianças de 26 turmas de 19 escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma.


O evento de apresentação aos pais já faz parte do calendário oficial do projeto. O momento é uma oportunidade para estes conhecerem toda a sistemática de funcionamento do projeto, que inclui, entre outros itens, a metodologia, as viagens feitas no ônibus do projeto, o material didático, lanche e os conteúdos aprendidos. Ao longo dos cinco anos em que é realizado, essa rotina já foi apresentada aos pais das quase três mil crianças que já passaram pelo Turminha do Futuro. “Este momento dá segurança aos pais, pois eles percebem que seus filhos estão sendo cuidados e estão aprendendo”, observa a pedagoga Marlene Marcos Laranjeira.

Para muitos presentes o projeto Turminha do Futuro, que promove viagens de estudos com aulas vivas sobre a história, economia, cultura, meio ambiente, política de Criciúma já não é novidade. Premiado nacionalmente, também já virou referência nas comunidades onde as escolas estão inseridas, como do bairro Brasília. A diretora da escola Francisco Scrabski, Silvia Regina José Limas, conta que outro colégio do bairro já havia participado, o que a motivou a encaminhar um email à coordenação do projeto. A iniciativa deu resultado e este ano a escola foi convidada a participar. “O projeto é muito bom, vai proporcionar mais conhecimentos aos nossos alunos, uma vez que a escola não teria condições de realizar um trabalho como este de viagens de estudos”, observa Sílvia. Já a mãe de aluno, Sonia Regina Ghizzo, vai ver seu filho participar do projeto, que avalia como fundamental ao aprendizado. “É um presente que recebemos”, emociona-se.



Ana Sofia Schuster – Novo Texto Comunicação
Fone 48 3437 7267 – 3437 4335

quinta-feira, 10 de março de 2011

A Fantástica Viagem da Turminha do Futuro já tem data para recomeçar


A Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber recomeça no próximo dia 29 de março com a viagem da Escola José de Patta. Durante todo o dia desta quinta-feira (10 de março) os professores e diretores das 19 escolas contempladas deste ano participaram de um treinamento para conhecer todos os dados e metodologia do Projeto, no Salão de Festas da Expresso Coletivo Forquilhinha. O treinamento foi realizado pela autora do Projeto, Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer. Ao total, serão 26 turmas e mais de 500 alunos neste quinto ano de projeto.

No dia 17 de março, é a vez dos pais conhecerem o Projeto em uma apresentação no Bairro da Juventude, às 19h30min.


A Turminha do Futuro é um projeto de responsabilidade social das empresas de transporte coletivo de Criciúma.




Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa
48 - 3437-7267/3437-4335
Twitter: @NovoTexto